Portugal e Espanha lançam 112 Transfronteiriço no Norte e Galiza

Está criado o primeiro serviço de emergência médica inter-regional entre Portugal e Espanha – o “112 Transfronteiriço” – para uma mais rápida resposta a emergências médicas no Norte e na Galiza.

“O 112 transfronteiriço Galiza-Norte de Portugal é um exemplo paradigmático da otimização de recursos, serviços e equipamentos entre estas duas regiões”, sublinhou a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, durante a cerimónia de assinatura do memorando de entendimento que cria este primeiro serviço de emergência médica inter-regional entre Portugal e Espanha.

Trata-se de um projeto-piloto, a implementar nas Regiões Norte e Galiza, e que envolve o INEM e a instituição homóloga galega, a AXEGA. E que tem como objetivo assegurar uma melhor e mais célere assistência nas emergências médicas, nas regiões transfronteiriças, denominado serviço 112 Transfronteiriço. Além de acionar os meios mais próximos de quem precisa de ajuda, este serviço também agiliza a assistência médica no território escolhido pelo utente, elucidam os ministérios da Saúde e da Coesão Territorial em comunicado.

“É um projeto emblemático na cooperação territorial entre os dois países e terá impactos diretos na melhoria da qualidade de vida das populações raianas, podendo até ser determinante para o salvamento de vidas”, frisou a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, durante a cerimónia.

Já a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, referiu, por sua vez, que a assinatura do protocolo confirma “o benefício da cooperação e da criação de sinergias em prol das pessoas”. A governante destacou ainda o facto de este protocolo “garantir a continuidade da assistência pré-hospitalar nas zonas fronteiriças, contribuindo para a segurança dos doentes e qualidade de vida das populações que vivem nas regiões fronteiriças”.

Segundo os ministérios da Saúde e da Coesão Territorial, “a criação de um serviço 112 Transfronteiriço é uma das medidas identificadas como prioritária na Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço”. Mais, lê-se no comunicado: “Apresentada em outubro de 2020, a primeira estratégia comum de desenvolvimento entre Portugal e Espanha prevê medidas concretas para colocar o interior de Portugal no centro do mercado ibérico, criar uma nova centralidade económica e contrariar o abandono destes territórios”.

Além da secretária de Estado da Promoção da Saúde e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, estiveram presentes na sessão o líder da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), António Cunha, e o presidente do INEM, Luís Meira. Assim como o responsável do Conselleiro de Sanidade da Xunta de Galicia, Julio García Comesaña, e o diretor-geral para as Relações Externas e com a União Europeia da Junta da Galiza, Jesus Gamallo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal e Espanha lançam 112 Transfronteiriço no Norte e Galiza

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião