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Consumidores defendem maior diversidade na publicidade em Portugal

Carla Borges Ferreira,

"Os formatos e os conteúdos vão ser cada vez mais adaptados de forma a incluir a realidade de todos e não apenas das maiorias", antecipa o grupo Havas, autor do estudo O Novo Poder das Comunidades.

Cerca de três quartos (76%) dos consumidores portugueses consideram que as marcas devem representar as diferentes comunidades na sua publicidade e apenas 34% acreditam que os anúncios são os meios que melhor representam uma audiência diversa, defendendo uma maior diversidade na publicidade em Portugal. Ainda assim, de acordo com 45% dos consumidores, apenas a Netflix representa melhor uma audiência diversa do que a publicidade.

Estas são algumas das conclusões do estudo ‘O Novo Poder das Comunidades’, desenvolvido pelo Havas Group, grupo que integra as agências de meios Havas Media e Arena Media, as agências criativas Fuel e Havas Worldwide e também a Fullsix Portugal.

De acordo com o estudo, 81% dos consumidores reconhecem que as comunidades contribuem para uma sociedade mais funcional e saudável, defendendo que cabe às marcas e às empresas integrarem estas comunidades e, para 75% dos inquiridos, as marcas globais devem considerar as diferenças culturais de todas as comunidades para não gerar qualquer tipo de ofensa. Para 64% dos inquiridos é dever das grandes empresas apoiar pequenas empresas de comunidades marginalizadas, prossegue a Havas.

Apesar de defenderem uma publicidade mais inclusiva, apenas 44% dos inquiridos defendem que as marcas devem criar produtos e serviços adaptados a necessidades específicas das comunidades e 77% preferem comprar marcas que não são dirigidas a nenhuma comunidade em especial, prossegue a análise.

A Havas também inquiriu a amostra sobre a importância da diversidade nas empresas. Aqui, 64% dos inquiridos aponta como necessária a existência de um especialista em diversidade e inclusão nos comités de liderança e 68% afirmam que as empresas precisam de um comité de liderança diverso.

“A consciência dos consumidores para a importância da representatividade tem vindo a crescer e cabe, por isso, às empresas defenderem a diversidade sem criar distanciamento”, diz Ana Roma Torres, managing and creative partner da HSE, agência de brand engagement do Havas Media Group, citada em comunicado. “A comunicação é atualmente um dos meios que pode ajudar nesta representatividade. Os formatos e os conteúdos vão ser cada vez mais adaptados de forma a incluir a realidade de todos e não apenas das maiorias”, prossegue a responsável.

O estudo ‘O Novo Poder das Comunidades’ teve por base 503 entrevistas a residentes em Portugal Continental, maiores de 18 anos.

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