Ideias +M

Divergente lança campanha de crowdfunding para concluir documentário

+ M,

O site Divergente está a lançar uma campanha de crowdfunding para concluir o documentário "Por ti, Portugal, eu juro!", investigação publicada no último ano e meio e que já recebeu sete prémios.

O site Divergente está a lançar uma campanha de crowdfunding para concluir o documentário “Por ti, Portugal, eu juro!”, investigação publicada no último ano e meio e que já recebeu sete prémios de jornalismo, em Portugal e no exterior.

A ideia é transformar o projeto em filme, com exibição já garantida na RTP, a partir de outubro de 2024, e planos para que tente marcar presença em festivais de cinema documental em todo o mundo.

Para tal, o site de jornalismo narrativo está a pedir o apoio da comunidade. A campanha de crowdfunding, na plataforma PPL, é no valor de 5.000 euros. “As contribuições para a campanha de crowdfunding começam nos cinco euros e incluem recompensas para os apoiantes – como a inclusão do nome de quem contribui nos créditos, pósteres do documentário, tote bags da Divergente, fotografias impressas e o visionamento e discussão do filme antes da edição final“, explica a revista digital.

Com argumento e realização de Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, que trabalham o tema nos últimos sete anos, a investigação conta a história dos Comandos Africanos da Guiné, a única tropa de elite da história do Exército português composta, na íntegra, por militares africanos.

Prix Europa (melhor projeto online europeu do ano), Online Journalism Award (atribuído pela Online News Association), Prémio Literário Orlando Gonçalves, Prémio AMI – Jornalismo contra a Indiferença, Prémio Vicente Jorge Silva, Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração e o Prémio Obciber (melhor reportagem multimédia) são os prémios já conquistados pelo projeto.

Lançado em 2014, o Divergente não tem fins lucrativos, nem aceita publicidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.