+M

Twitter pode vir a disponibilizar 10 mil caracteres aos utilizadores

Rafael Ascensão,

O Twitter encontra-se a trabalhar de forma a disponibilizar "em breve" tweets longos que permitam aos utilizadores usarem até 10 mil caracteres, revelou Elon Musk na rede social da qual é dono.

Depois de ter aumentado o limite de carateres por tweet para quatro mil (para quem pague por isso), o Twitter prepara-se agora para permitir aos utilizadores fazerem uso de 10 mil carateres nos seus tweets.

Disponibilizados no último mês, os tweets longos de quatro mil carateres só estão no entanto disponíveis para os subscritores do Twitter Blue, uma modalidade paga que concede um selo azul à conta do utilizador e lhe garante acesso a novos e outros recursos, como a funcionalidade de editar tweets, o acesso a um número ilimitado de pastas para guardar um número ilimitado de itens, conferir um ícone personalizado à aplicação no telemóvel do utilizador, o carregamento de vídeos mais longos ou uma navegação mais customizada.

Este serviço está disponível em Portugal, pelo preço de 11€/mês (telemóvel) ou 8€/mês (web). De acordo com a Forbes, Elon Musk já defendeu que as receitas provenientes de subscrições são a única forma de tornar o Twitter financeiramente sustentável.

Segundo o The Information, no início de fevereiro, o serviço deveria contar com cerca de 180 mil subscritores nos Estados Unidos da América, ou seja 0.2% dos seus utilizadores mensais ativos.

Mas a funcionalidade tornada disponível através do Twitter Blue, e que altera o paradigma da utilização da aplicação, foi de facto a possibilidade de permitir aos subscritores do serviço de produzirem tweets longos, até quatro mil carateres, acabando com o limite imposto de 280 carateres (número disponível a partir de 2017, pois até esta data os utilizadores estavam limitados a 140 carateres). Esta funcionalidade está presente também em comentários ou respostas a tweets.

O lançamento desta possibilidade, no entanto, acarretou problemas funcionais na aplicação, tendo o site Downdetector registado mais de 45 mil relatórios de incidentes, o que levou Elon Musk a pedir aos funcionários que suspendessem os trabalhos de desenvolvimento e que resolvessem primeiro as dificuldades técnicas que surgiram, refere o The Information.

Agora, ao que parece, segundo uma resposta publicada num tweet pelo próprio Elon Musk, o Twitter está a trabalhar para aumentar ainda mais o limite de carateres disponíveis, fixando-os 10 mil carateres, algo que deve estar para “breve”.

No entanto, aquele que é novamente o homem mais rico do mundo depois de ter perdido o lugar em 2022, não esclareceu se esta nova funcionalidade vai estar disponível para todos os utilizadores da rede social ou apenas para subscritores do serviço Twitter Blue.

Esta funcionalidade parece ser mais um passo contra aquela que era vista como a ideologia do Twitter: a da informação resumida.

Desde que se tornou dono do Twitter, Elon Musk tem feito diversas mudanças no Twitter, desde a criação de subscrições pagas, ao banimento de contas polémicas até ao despedimento de diversos colaboradores, como aconteceu no final de fevereiro com a dispensa de 200 funcionários, medida tomada depois de Musk já ter despedido cerca de metade dos 7.500 trabalhadores do Twitter em novembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.