+M

Dove desafia a virar as costas aos filtros do TikTok

Rafael Ascensão,

Cerca de 80% das raparigas já experimentaram um filtro aos 13 anos. "Nenhum filtro te devia dizer como deves parecer", afirma a Dove.

A Dove e a Gleam, uma das maiores agências influenciadores do Reino Unido, uniram-se numa campanha que desafia o público a “virar as costas” ao Bold Glamour, um novo filtro hiper-realista do TikTok que usa inteligência artificial de forma a tornar os utilizadores “mais atrativos”.

Este novo filtro já foi visto por mais de 400 milhões de pessoas e é mais realista do que qualquer um dos seus antecessores, segundo a The Drum, pelo que a Dove encoraja os utilizadores a “virarem as costas” a esta nova funcionalidade e a fazerem uso das hashtags #TurnYourBack, #BoldGlamour, #NoDigitalDistortion.

A Gleam, por seu turno, afirma mesmo que os filtros podem prejudicar o bem-estar dos utilizadores, com a managing partner da agência, Melanie Kentish, a referir que a beleza gerada por computadores está a deixar todas as jovens raparigas “com futuros problemas mentais”, tendo em conta que os padrões são “completamente inatingíveis”. A introdução deste filtro vem desfazer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no sentido de fomentar a diversidade e a inclusão no campo dos influenciadores.

Numa análise feita para o lançamento da campanha – assinada pela Ogilvy e pela DAVID – concluí-se que cerca de 80% das raparigas com 13 anos já experimentaram um filtro e 54% preferem ver-se em fotos editadas.

Nenhum filtro te devia dizer como te deves parecer“, afirma a campanha, que contou também com a partilha da opinião de alguns influenciadores sobre este novo filtro e os danos que pode causar.

A Dove e a Gleam estão assim a tentar influenciar o TikTok a remover o filtro, esclarecendo no entanto que o problema não se resume a esta rede social.

Melanie Kentish também desafia as outras agências de influenciadores a seguirem o exemplo, não utilizando filtros, acrescentando que a agência não vai trabalhar com influenciadores que editem conteúdo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.