Media

Cofina distribui 3 milhões em dividendos

+ M,

A última vez que a Cofina remunerou os seus acionistas através de dividendos foi em 2016, quando pagou 15 cêntimos por ação.

A Cofina vai distribuir 3,1 milhões de euros em dividendos ou três cêntimos por ação. A proposta vai ser discutida em assembleia-geral no próximo dia 28 de abril.

A última vez que a Cofina remunerou os seus acionistas através de dividendos foi em 2016, quando pagou 15 cêntimos por ação. As ações da Cofina fecharam esta sexta-feira com uma queda de 0,7% nos 0,28 euros, que conferem aos títulos uma taxa de dividendo de 10,6%.

A Cofina, recorde-se, fechou 2022 com lucros de 10,451 milhões de euros, um crescimento de 147,4% em relação ao exercício de 2021. “O crescimento das receitas de publicidade e de produtos de marketing alternativo, em 5% e 9,5% respetivamente, mais do que compensaram a quebra verificada nas receitas de circulação, conduzindo a Cofina a um incremento de receitas para 76 milhões de euros face aos 75,8 milhões registados um ano antes”, justificava a empresa no relatório enviado à CMVM. As receitas de circulação registaram no último ano um recuo de cerca de 8,5%, para 29,6 milhões de euros.

A Cofina registou então receitas de 76 milhões de euros, um crescimento residual de 1,2%. As receitas de publicidade situaram-se nos 28,1 milhões (+5%) e as de marketing alternativo e outros nos 18,3 milhões (+9,5).

Em 2022, a empresa registou um EBITDA operacional de 13,6 milhões de euros (-8,2%) e um EBITDA de 8,9 milhões de euros, uma quebra de 35,4%. Este foi “fortemente impactado pelo reconhecimento de imparidades de goodwill e de custos não recorrentes, afirma a Cofina.

O EBITDA TV foi de cerca de cinco milhões de euros (+0,3%) e o da área de imprensa, que inclui também a BOOST (Eventos, Activation e Publishing) foi de 8,6 milhões (-12,5%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.