Marketing

MB Way é a marca que proporciona melhor experiência, diz a OnStrategy

Rafael Ascensão,

As marcas relacionadas com sistemas de pagamento e tecnologias lideram o ranking das marcas que proporcionam melhores experiências de utilização.

MB Way, Multibanco, YouTube, Google e Microsoft são as cinco marcas melhor avaliadas pelos portugueses. Esta avaliação é feita tendo em conta a experiência dos clientes com as marcas e as suas dimensões de produto, serviço e inovação. Os resultados constam do RepScore, estudo elaborado pela consultora OnStrategy.

Entre as mais de duas mil marcas auditadas, as que conseguiram a melhor pontuação (numa escala de 0 a 100), foram o MB Way (84.4), Multibanco (83.7), YouTube (83.4), Google (83.2), Microsoft (82.4), Lego (82.3), Omega (82.1), Fundação Champalimaud (81.7), Olá (81.2), Farmácias Portuguesas (81.1) e Montblanc (81.1).

As marcas relacionadas com sistemas de pagamento e tecnologia lideram assim o ranking na avaliação feita pelos portugueses. A Lego é a primeira marca fora destas áreas a aparecer na lista.

Comparativamente, este indicador de experiência (realidade na relação que os clientes têm com as marcas no que respeita às dimensões de produto, serviço e inovação) e o indicador de reputação (perceção que os clientes e não clientes têm sobre as marcas) levanta um desafio de gestão que reside no facto de se uma marca tiver um indicador de reputação superior ao de experiência tem seguramente de investir em produto e/ou serviço uma vez que as expectativas são superiores à realidade encontrada, e se ao inverso o indicador de reputação for inferior ao de experiência essa marca apresenta um défice de comunicação uma vez que o público quando interage com a marca é surpreendido positivamente e acima das suas expectativas iniciais”, diz Pedro Tavares, managing partner da OnStrategy, citado em comunicado.

Relativamente a outros setores de atividade, foram eleitas como marcas líderes a Pousadas de Portugal (Viagens e Lazer), Vista Alegre (Produtos Industriais), Web Summit (Eventos) e Pfizer (Farmacêuticas). O Instituto Superior Técnico e a Nova SBE partilham a liderança no setor de Educação e Ensino.

O estudo foi desenvolvido entre 2 de janeiro e 30 de dezembro de 2022, junto de mais de 50 mil cidadãos, que “refletem a sociedade Portuguesa em termos de distribuição geográfica, género, idade, grau de formação e classe social”, afirma-se em nota de imprensa. Realizado de uma forma contínua e ao longo do ano, o RepScore® foi feito em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.