Audiências: SIC e TVI separadas por uma décima em abril
No prime-time, entre as 20h e as 24h, a distância entre o canal da Impresa e o canal da Media Capital foi no último mês de duas décimas.
A SIC e a TVI fecharam o mês de abril separadas por uma décima, com vantagem para a estação da Impresa que termina o mês com um share 15,6%, uma quebra de cinco décimas em relação ao mês anterior. A TVI, apesar da descida de três décimas em relação ao último mês, ganha vantagem em relação ao concorrente direto, situando-se agora nos 15,5%. A estação da Impresa registou uma audiência média de 3,6%, idêntica à da estação da Media Capital. Em termos absolutos, a estação foi vista em média por 306,3 mil pessoas, mais 1,7 mil pessoas do que audiência média da TVI.
A RTP1 fechou o último mês com um share de 11,5% e uma audiência média de 2,6%, percentagem que se traduz em cerca de 224,9 mil indivíduos.
O Total Cabo é visto em média por 826,3 mil pessoas. Estamos, no entanto, a olhar para um canal virtual e a sua audiência é diluída pelos muitos canais que o constituem, como podemos constatar no ranking de canais, realça a Dentsu/Carat, que elabora mensalmente esta análise para o +M/ECO.
Analisando por períodos horários, a RTP lidera entre as 7h30 e as 12h e a SIC das 12h às 18h. É no início da tarde, entre as 12h e as 14h, que a estação consegue a sua melhor média, com 21,7%. No acesso ao prime-time, das 18h às 20, a liderança passa para a TVI, com 15,6%, seguida pela RTP1, com 14,4%.
A SIC retoma, com vantagem de duas décimas, a liderança entre as 20h e as 24h. Em março, esta distância era de 1,2 pontos. Este slot é, neste mês, aquele no qual a TVI obtém a sua melhor performance, com 17,9%. Nas duas horas e meia seguintes a liderança continua com a estação da Impresa, agora já separada por dois pontos da estação da Media Capital, que recupera a dianteira durante a noite.
O top dos programas é encabeçado pela TVI, com o Inter de Milão x Benfica, para a Liga dos Campeões. Segue-se a SIC com o Sporting x Juventus, para a Liga Europa. A RTP surge pela primeira vez na sexta posição, com o Famalicão x FC Porto, para a Taça Portugal Placard. No total, dos 15 programas mais vistos sete são da SIC, cinco da TVI e três da RTP. No cabo, dos 15 programas mais vistos, 14 são da CMTV.
Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de 7 dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (Televisão) num determinado período.
Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a 3 minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.