Capital de risco Atena compra empresa de plásticos da Trofa que fatura 11 milhões

Operação é justificada pela sucessão nesta empresa familiar, tendo os acionistas da Plastrofa “reconhecido o valor acrescentado da opção pela alienação” à sociedade de capital de risco.

A Plastrofa, empresa familiar portuguesa especializada no fabrico e comercialização de filmes técnicos e embalagens plásticas flexíveis, acaba de ser comprada pela Atena Equity Partners, através do fundo Atena II. O negócio, cujo valor não foi divulgado, é justificado pela sucessão empresarial, “tendo os acionistas reconhecido o valor acrescentado da opção pela alienação” a esta sociedade de capital de risco.

Sediada na freguesia de Bougado, no concelho da Trofa, onde tem uma fábrica com 20 mil metros quadrados e emprega 70 pessoas, a empresa fundada em 1981 faturou perto de 11 milhões de euros no ano passado. Exporta para mais de uma dezena de países, como Espanha, França, Alemanha e Bélgica, garantindo que 100% dos produtos fabricados são “recicláveis” e que incorpora até 60% de material reciclado na produção.

Em comunicado, os novos donos da empresa nortenha, que tem clientes na indústria alimentar, de retalho, agrícola ou florestal, sublinham que este investimento vai permitir “reforçar a estratégia” da Plastrofa, que “prevê o crescimento orgânico, apostando no aprofundamento da relação com os atuais clientes e parceiros, bem como a exploração de oportunidades criadoras de valor, inclusive através de aquisições”.

Este é o sétimo investimento do Fundo Atena II que, desde 2021, já concretizou, entre outras, as aquisições do Hospital Soerad (Torres Vedras) e do Hospital Particular de Almada, na região de Lisboa, da farmacêutica portuguesa Sidefarma ou da empresa de acabamentos têxteis Quinta & Santos – Score, de Barcelos.

“A Plastrofa é uma empresa de vanguarda (…), sendo reconhecida em Portugal, mas também a nível internacional. A sua especialização e foco no cliente, com uma oferta distintiva e competitiva, permitiu à empresa alcançar uma base sustentável para fomentar o seu crescimento futuro, o qual pretendemos potenciar”, destaca Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners, prometendo explorar “oportunidades de crescimento orgânico, mas também por aquisições”.

Miguel Lancastre, founding partner da Atena Equity Partners

A Atena Equity Partners, que tal como os fundos que tem sob gestão são autorizados e regulados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), foi assessorada nesta aquisição pela Gama Lobo Xavier, Luís Teixeira e Melo e Associados (GLX & LTM), enquanto o vendedor teve a assessoria da VRA Advogados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Capital de risco Atena compra empresa de plásticos da Trofa que fatura 11 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião