Media

Identificados 125 sites de notícias gerados por IA

Rafael Ascensão,

Os 125 sites identificados pela NewsGuard são em árabe, chinês, checo, alemão, inglês, francês, indonésio, português, filipino e tailandês.

Depois de no dia 1 de maio ter identificado 49 sites de notícias gerados por inteligência artificial (IA), a NewsGuard precisou de menos de três semanas para ver esse número crescer 155%, passando a 125.

O último relatório desta sexta-feira, 19 de maio, da NewsGuard, uma plataforma/ferramenta que avalia a credibilidade de sites de informação, identificou assim 125 sites informativos cujas notícias e informação eram totalmente (ou quase) geradas através de tecnologias de inteligência artificial, o que aponta para um “aumento do uso desta tecnologia para produzir sites de notícias de baixa qualidade“.

A oportunidade de receita para estes sites é atrair publicidade algorítmica das principais marcas do ocidente, cujo investimento em publicidade, involuntariamente, vai para estes sites não confiáveis“, diz a plataforma.

A NewsGuard assume como “site de notícias geradas por IA não confiável”, quando este é apresentado de forma a que os leitores possam assumir que é produzido por jornalistas, mas em que existem “fortes evidências” de que uma parte “substancial” do conteúdo é produzido por IA e de que o conteúdo é publicado sem supervisão humana, o que acontece quando são publicados vários artigos que contêm erros ou mensagens “robóticas”.

Segundo a NewsGuard, é previsível que no futuro muitos sites de informação utilizem ferramentas de inteligência artificial mas com supervisão efetiva sobre o conteúdo, pelo que esses casos não serão considerados sites não confiáveis.

Os consumidores confiam cada vez menos nas fontes de notícias, em parte pelo quão difícil se tornou distinguir uma fonte confiável de uma fonte não confiável“, afirma Steven Brill, co-CEO da NewsGuard, acrescentando que “esta nova onda de sites criados por IA só vai tornar mais difícil que os consumidores saibam quem lhes está a dar as notícias, reduzindo ainda mais a sua confiança“.

Estes sites agora identificados produziram dezenas e até centenas de artigos de clickbait mal escritos, contendo por vezes falsas alegações, como boatos relacionados com a morte de celebridades, eventos inventados ou apresentando eventos antigos como se tivessem ocorrido agora.

Os responsáveis por estes sites – apresentados em árabe, chinês, checo, alemão, inglês, francês, indonésio, português, filipino e tailandês – optam por nomes genéricos como “iBusiness Day”, “Ireland Top News” ou “Daily Time Update”, e abrangem vários temas, desde política a tecnologia, entretenimento ou viagens, revela a NewsGuard.

A plataforma refere também que estes sites normalmente “denunciam-se” como sendo gerados por IA ao publicarem artigos que contêm mensagens relacionadas a chatbots de IA, como “eu não consigo completar esta tarefa”, “eu não tenho acesso a eventos a decorrer” ou “como um modelo de linguagem artifical”.

Normalmente são anónimos e incluem as secções “sobre” e “políticas de privacidade”, que “parecem ter sido produzidas através de um algoritmo”, adianta ainda a NewsGuard.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.