Media

Em meio ano, dossier TAP ocupou mais de 76 horas de notícias nos canais generalistas

Rafael Ascensão,

O processo da demissão de João Galamba - não aceite por António Costa - foi o episódio que gerou o maior pico de notícias, com 256 notícias (12 horas e 41 minutos), entre 28 de abril e 7 de maio.

A polémica em torno do dossiê da TAP, alimentada sucessivamente desde dezembro de 2022, quando foi conhecido o valor da indemnização pago a Alexandra Reis para sair da companhia, fez com que a TAP se tornasse no principal caso político em Portugal. Só nos últimos seis meses, foram emitidas mais de 76 horas de notícias sobre o tema nos quatro canais generalistas, segundo a análise da Marktest.

RTP1, RTP2, SIC e TVI, em conjunto, emitiram assim mais de 76 horas de notícias sobre este tema nos seus espaços informativos, onde figuraram com principal destaque João Galamba, António Costa e André Ventura.

Segundo os dados, entre 1 de dezembro de 2022 e 21 de maio de 2023, a SIC (24h06) foi o canal que mais tempo de notícias dedicou ao tema, seguida pela TVI (22h22) e RTP (21h59). A RTP2 foi o canal que emitiu menos notícias, dedicando 7h40 do seu tempo ao tema.

O processo da demissão de João Galamba – não aceite por António Costa – foi o episódio que gerou o maior pico de notícias, tendo a Marktest identificado 256 notícias sobre este tema no período compreendido entre 28 de abril e 7 de maio. No total, este episódio traduziu-se em 12 horas e 41 minutos de informação nos canais generalistas, ou seja, 14,97% das notícias emitidas durante essa semana nesses canais (2216 notícias no total).

O início (29 de abril) e o fim deste caso (2 de maio) – com a decisão de António Costa em manter João Galamba em funções – representaram 29,40% e 51,78%, respetivamente, do tempo noticioso dos quatro canais generalistas.

as audições a Frederico Pinheiro e a João Galamba suscitaram o segundo maior pico informativo dentro do caso TAP, sendo que entre 16 e 21 de maio foram emitidas um total de 1.430 notícias, numa duração total de 51 horas e 47 minutos. A audição de Frederico Pinheiro (18 de maio) e de João Galamba (19 de maio) destacaram-se ainda quanto ao tempo atribuído ao tema, representando mais de 31% do tempo noticioso, descreve a Marktest.

João Galamba lidera o ranking de protagonistas políticos com maior número de notícias relacionadas com o tema nos últimos seis meses, com 171 notícias, as quais representaram um total de 8h27 de informação com Galamba como protagonista direto.

António Costa contou com um menor número de notícias (151), mas lidera o ranking de exposição mediática sobre este tema, ao registar um protagonismo direto em 8h51 de peças televisivas sobre o dossiê TAP.

Por sua vez, André Ventura, líder do Chega, é o terceiro do ranking de exposição mediática, tendo sido protagonista na primeira pessoa em 168 notícias (7h45).

Marcelo Rebelo de Sousa surge no quarto lugar (156 notícias e 6h45 de exposição direta) e Luís Montenegro ocupa a oitava posição, tendo o líder do PSD protagonizado 90 notícias (3h38).

Ao caso da divulgação do valor da indemnização que Alexandra Reis iria receber, outros episódios se seguiram, contribuindo para os números apresentados: a demissão de Pedro Nuno Santos, então ministro das Infraestruturas, e do seu secretário de Estado, Hugo Mendes, a demissão de Christine Oumières-Widener (CEO da TAP), a demissão (que acabou por não se confirmar) de João Galamba e as audições parlamentares suscitadas pela polémica protagonizada por João Galamba e o seu ex-adjunto Frederico Pinheiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.