+M

Netflix perde subscritores em Portugal

+ M,

Cerca de um terço dos portugueses (33,4%) com mais de 15 anos subscreve pelo menos um serviço de streaming. No entanto, praticamente metade (49,7%) dos inquiridos disse usar um destes serviços.

A Netflix registou uma quebra de mais de 13% no número de subscritores em Portugal no início deste ano, em comparação com o período entre janeiro e abril de 2022. Os dados são revelados pelo Público, tendo por base um estudo do BStream, da Marketest.

Comparando com o último período de estudo do mercado (entre novembro 2022 e fevereiro 2023), a quebra foi de 4,6%. Foi precisamente no mês de fevereiro que a plataforma de streaming revelou o fim da partilha de passwords e a nova tabela de preços para quem quisesse utilizar a mesma conta em casas diferentes.

A proibição de partilha de contas é assim apontada como uma das razões que justificam a quebra de assinantes.

Segundo os dados da Marktest, cerca de um terço dos portugueses (33,4%) com mais de 15 anos subscreve pelo menos um serviço de streaming. No entanto, praticamente metade (49,7%) dos inquiridos disse usar um destes serviços. Em 2021 eram 3,6 milhões os portugueses que assistiam a conteúdos através de plataformas de streaming.

Em fevereiro a Netflix revelou que só seria possível partilhar a conta, caso o assinante optasse por um dos pacotes mais caros: o Standard (11,99 euros por mês) ou o Premium (15,99 euros). Para o fazer de forma regular, terá de “adicionar um membro extra” à sua conta Netflix, o que soma 3,99 euros à mensalidade.

Esta nova política da Netflix levou também a uma acentuada queda de utilizadores em Espanha, com a perda de mais de um milhão de subscritores no primeiro trimestre do ano.

Segundo a Netflix, globalmente mais de 100 milhões de residências partilham contas “o que impacta a nossa capacidade de investir em séries e filmes de grande qualidade”, referiu a empresa em comunicado em fevereiro.

A Netflix é uma das plataformas de streaming internacionais há mais tempo presentes no mercado português. Recentemente disponibilizou uma nova opção de subscrição mais barata, contendo anúncios, mas esse plano ainda não se encontra disponível em Portugal.

O total de subscritores da Netflix, a nível global e no fim de março, era de 232,5 milhões.

“Não é conhecido o seu número de assinantes em Portugal, mas desde que há medição pela Marktest a Netflix mantém-se líder no mercado do streaming”, adianta ainda o Público, referindo também quais as plataformas que operam em Portugal com mais notoriedade: em primeiro lugar surge a Netlifx (77,6%), seguida pela Disney+ (56,5%), HBO Max (50,6%), Prime Video (50,4%) e Nos Play (47,1%).

O estudo da BStream analisou a Apple TV, Benfica TV, Disney +, Eleven Sports, HBO Max, MEO Filmes e Series, Netflix, NOS Play, Opto, Prime Video, SkyShowtime, Sport TV, Netflix, HBO Max, Disney +, Prime Video e Globoplay.

A tendência geral de subscrição destas outras plataformas foi de subida, com níveis diferentes de crescimento para cada uma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.