Ilha da Terceira junta mais de 40 cientistas e exploradores de 14 nacionalidades

De biólogos marinhos a astronautas e astrofísicos, Angra do Heroísmo vai receber entre 14 e 16 de junho mais de 40 cientistas e exploradores em mais uma edição da Glex Summit.

Entre os dias 14 e 16 de junho, o Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo recebe a quarta edição da Glex Summit. O evento, que se realiza nos Açores pelo segundo ano consecutivo, reúne mais de quatro dezenas de cientistas e exploradores de 14 nacionalidades. O preço dos bilhetes ronda entre os 60 e os 320 euros.

Quase 190 anos depois da visita de Charles Darwin à Terceira, a “ilha açoriana recebe alguns dos mais notáveis exploradores e cientistas da atualidade”, desde biólogos marinhos, conservacionistas da natureza e vida selvagem, líderes de expedições, astronautas, aquanautas, astrofísicos, geólogos, cientistas espaciais, pensadores e visionários, destaca a organização.

Richard Garriott, presidente do centenário The Explorers Club, justifica a opção pela ilha açoriana para palco da Glex Summit. “Não há melhor local para descobrir o que se seguirá na exploração, do que uma ilha que já foi um espaço vazio no mapa, até exploradores corajosos a encontrarem. Esse esforço de preencher espaços vazios em mapas está presente na história dos Açores e na empreitada dos navegadores portugueses. Da travessia do Atlântico, à travessia das estrelas, estamos no limiar de uma nova época dourada da exploração”, resumiu. A Terceira começou a ser povoada em 1450.

Manuel Vaz, fundador da Expanding World e mentor da Glex Summit, sublinha a “enorme satisfação” de ter voltado a garantir Portugal como palco do maior encontro de exploradores do planeta, desta vez, na ilha Terceira. “Uma cimeira que reforça a importância geoestratégica dos Açores, em particular da Terceira, nos últimos 500 anos”, acrescenta.

Nathalie Cabrol (astrobióloga e diretora do Instituto SETI), Christyl Johnson (diretora adjunta de investimentos em tecnologia e investigação do NASA Goddard Space Flight Center), Nina Lanza (cientista planetária), Chris Rainer (explorador e fotógrafo documental da National Geographic), Anna Curtenius Roosevelt (arqueóloga e antropóloga ambiental) e Nathan J. Robinson (biólogo marinho) são alguns dos oradores. Para António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, a cimeira reúne “algumas das melhores pessoas e mentes do mundo atual”.

O público vai ser convidado a fazer uma viagem extraordinária desde as profundezas dos oceanos, passando pelos mais inexplorados lugares da superfície da Terra, até à imensidão do Espaço”, explica a organização, em comunicado enviado às redações.

“Na Glex Summit vive-se uma onda de alegria, de excitação, de admiração e de paixão. A GLEX Summit voa acima da geopolítica. É um lugar de unidade, um lugar de cooperação, um lugar para olhar para o futuro e precisamos desesperadamente deste tipo de plataforma, para enfrentar os mundos difíceis em que estamos a viver”, comenta António Costa e Silva, ministro da Economia e do Mar.

Em apenas três edições, a Glex Summit assume-se como a maior cimeira de exploradores à escala global, ao conseguir reunir oradores nas áreas da conservação da natureza, oceanos, Terra e Espaço, como James Garvin, Brian Cox, Beverly e Dereck Joubert, Fabien Cousteau, Sian Proctor, Sylvia Earle, entre muitos outros.

O evento é organizado pela Expanding World, com a chancela e curadoria da mais prestigiada agremiação de líderes da exploração do planeta, o “The Explorers Club of New York”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ilha da Terceira junta mais de 40 cientistas e exploradores de 14 nacionalidades

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião