Porto e Gaia unidos para agarrar Capital Mundial do Desporto em 2027

Porto e Gaia apresentam candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto em 2027. Têm um longo historial neste campo e já apoiam 20 mil atletas federados.

Ser palco de eventos desportivos de projeção internacional e ter políticas de incentivo à prática desportiva, uma vasta rede de equipamentos, variados programas de desenvolvimento desportivo, assim como apoiar mais de 20 mil atletas federados como mote de coesão territorial, inclusão e educação para a cidadania. Estes são motivos mais do que suficientes para as câmaras municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia apresentarem uma candidatura conjunta a Capital Mundial do Desporto em 2027 à Associação de Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa).

A cidade eleita para Capital Mundial do Desporto 2023 foi Konya, na Turquia, e no ano de 2024 será Sofia, na Bulgária. Agora, Porto e Vila Nova de Gaia — lideradas pelo independente Rui Rio e pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues, respetivamente — candidatam-se “com a ambição de promover um programa completo e inovador“, lê-se no comunicado conjunto dos dois municípios.

As duas câmaras argumentam que, nos últimos anos, somaram experiência e conhecimento da organização de grandes eventos. Tiram da manga terem servido de cenário para eventos desportivos de projeção internacional, com a realização de provas como a Red Bull Air Race World Championship — mais de 850 mil espetadores –, o Campeonato do Mundo de F1 em Motonáutica, o WRC Rally de Portugal – Porto Super Special Stage — 80 mil pessoas a assistir. Além da final four da Liga das Nações, da final da Liga dos Campeões, dos torneios internacionais de andebol, como o Campeonato Europeu de Andebol de sub-20.

Os municípios enumeram mais eventos como a Volta a Portugal, o WTT Youth Star Contender 2022 – Torneio Internacional de Ténis de Mesa, o Longboard Pro Gaia by WSL – World Surf League, o Campeonato Europeu de Laser, o Campeonato do Mundo de Vela (Finn Gold Cup), a Douro Bridges – Porto & Gaia Open Water, a Extreme XL de Enduro, a etapa internacional da Liga Pro Skate e a competição The World Battle – World Series de breaking, entre outros.

Entre as diversas razões que os levam a candidatar-se, as autarquias elencam ainda “a importante rede de equipamentos desportivos”, capazes de acolher competições e eventos desportivos, como pavilhões, piscinas, complexos desportivos, estádios, centros de alto rendimento, unidades de apoio ao alto rendimento nas escolas, ciclovias, parque urbanos e espaços verdes, campos de golfe.

Os municípios apontam ainda como trunfos nesta parceria a valorização do desporto de formação e o investimento na capacitação de crianças e jovens, além da promoção da atividade física em todos os escalões etários.

“Nestes dois municípios, a coesão territorial, a inclusão, a educação para a cidadania e a criação de políticas de sustentabilidade estão intimamente ligadas com a promoção do desporto na sua mais ampla aceção”, refere a mesma nota. “O associativismo desportivo é forte e preponderante, sendo um parceiro relevante que apoiam de forma permanente”, justificam as duas câmaras a decisão de unirem esforço neste desígnio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto e Gaia unidos para agarrar Capital Mundial do Desporto em 2027

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião