PME

Sunenergy de Coimbra vai entrar em Espanha e acelera na mobilidade elétrica

Empresa de energias renováveis que emprega 120 pessoas e fatura 12 milhões vai expandir o negócio para Espanha com abertura de sucursal em Ourense, e aposta em postos de carregamento elétricos.

A empresa de energias renováveis SunEnergy vai abrir em agosto uma sucursal na Galiza, mais concretamente em Ourense. Além do mercado espanhol, a SunEnergy continua a apostar no mercado nacional, preparando-se para inaugurar uma delegação na Maia no próximo mês. A PME sediada em Coimbra emprega 120 pessoas e fatura 12 milhões de euros.

A porta de entrada no mercado espanhol vai ser pelo Norte e, a partir daí, vamos avançar para outras regiões”, adianta ao ECO/Local Online, Raul Santos, diretor geral da SunEnergy em Portugal.

No final do ano passado, a espanhola Sorigué comprou 70% do capital da SunEnergy, uma operação que assinalou a primeira aposta do grupo no mercado português. Fundado em 1954 e liderado por Ana Valles, o grupo Sorigué fatura 700 milhões, emprega 3.500 pessoas e tem atividade em áreas como construção, engenharia ou tecnologia, tendo entrado em 2021 nas energias renováveis com a aquisição da espanhola Ecotelia.

“Antes da entrada do grupo Sorigué no capital da SunEnergy, já tínhamos o objetivo de internacionalizar. O mercado espanhol era uma prioridade e uma opção lógica. Já tínhamos planos para abrir uma sucursal na Galiza”, destaca o diretor geral da SunEnergy em Portugal.

Antes da entrada do grupo Sorigué no capital da SunEnergy, já tínhamos o objetivo de internacionalizar. O mercado espanhol era uma prioridade e uma opção lógica.

Raul Santos

Diretor geral da SunEnergy em Portugal

Fundada em 2010, a SunEnergy já instalou cerca de 120 mil painéis solares fotovoltaicos. Só no ano passado instalou cerca de 17.000 painéis para a produção de energia elétrica a partir do sol em modelo de autoconsumo, o que correspondeu a 7 MW de potência instalada, num total de energia produzida de 10 MWh, que daria para abastecer mais de 3 mil casas. Nas contas da empresa, estes projetos vão permitir uma poupança anual acumulada de 1.400.000€ e uma redução de 3.000 toneladas de emissões de CO2 por ano.

Raul Santos, diretor geral da SunEnergy em Portugal

Neste momento, a SunEnergy está a terminar a instalação de 2.027 painéis solares fotovoltaicos no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia / Espinho, descrito como “um dos maiores projetos de autoconsumo em hospitais no país”. Os painéis vão permitir diminuir a fatura energética desta unidade hospitalar nortenha em cerca de 200 mil euros por ano, com uma diminuição anual das emissões de CO2 em 300 toneladas.

A empresa vai ainda instalar 3.267 painéis solares fotovoltaicos no Hospital Santa Maria, em Lisboa. Omya, Asa Congelados, Grupo Rodi, Logoplaste, Bacalhôa, Solzaima, Ramalhos, E-Leclerc, Miranda Bike Parts, Plural, Astrazeneca ou Interecycling são algumas das dezenas de clientes da empresa de Coimbra.

Acelerar na mobilidade elétrica

Desde 2021 que a empresa portuguesa tem vindo a apostar igualmente na mobilidade elétrica, mais concretamente através da instalação e operação de postos de carregamento de viaturas elétricas. Para os próximos dois anos, está nos planos um investimento de, pelo menos, um milhão de euros nesta área de negócio.

A SunEnergy já tem postos de carregamento ultra rápidos em Vila Real, Santarém e Palmela. E prepara-se para inaugurar outros em Viana do Castelo, Évora e Guarda. Raul Santos releva que o Algarve está também na mira da empresa. Juntamente com o novo acionista espanhol, o gestor está também a “avaliar oportunidades na área da mobilidade elétrica” no país vizinho.

De Norte a Sul, passando pelas ilhas, a SunEnergy conta com um total de 22 delegações em regime de franchising. Está presente em Coimbra, Montalegre, Viana do Castelo, Braga, Viseu, Mangualde, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Vila Franca de Xira, Mafra, Elvas, Mafra, Odivelas, Cascais & Sintra, Barreiro, Seixal, Setúbal & Palmela, Sesimbra & Almada, Grândola, Albufeira, Faro, Madeira e Açores. O objetivo passa por ampliar a rede para 30 delegações até ao final do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sunenergy de Coimbra vai entrar em Espanha e acelera na mobilidade elétrica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião