Media

Rádio Comercial e RFM separadas por 3,8 pontos de audiência

Carla Borges Ferreira,

A Bauer Media Audio Portugal obteve nos primeiros quatro meses do ano uma audiência acumulada de véspera de 29,9% e o Grupo Renascença Multimédia de 23,8%.

A Rádio Comercial manteve a fasquia dos 20% de audiência acumulada de véspera (AAV) nos primeiros quatro meses do ano. De acordo com a segunda vaga do Bareme Rádio de 2024, a estação da Bauer Media Audio Portugal obteve uma AAV de 20,3% (-0,4 pontos percentuais), um reach semanal de 39,6% (+0,8 pp) e um share de audiência de 24,7% (-1,6%).

A RFM, estação do grupo Renascença Multimédia, registou uma AAV de 16,5% (-0,6 pp), um reach semanal de 36% (-1,9 pp) e um share de 20,3% (-3,5 pp).

Na terceira posição mantém-se a M80, com uma AAV de 8,1% (+0,1 pp), um reach semanal de 19,1% (+0,5 pp) e um share de audiência de 10,5% (+1,7 pp).

A Rádio Renascença mantém-se na quarta posição, com uma AAV de 6,6 %, na quinta, com 5,6%, surge a Antena 1 e na sexta a Cidade FM, com regista 4,1% de AAV.

A TSF, que aguarda a decisão do regulador para sair do universo Global Media e passar para a Notícias Ilimitadas, obteve uma AAV de 4% (-0,1 pp), um reach semanal de 8,8% (+0,4 pp) e um share de audiência de 3,6% (-0,1 pp).

Mega Hits (2,6%), Antena 3 (2,1%), Smooth FM (1,5%) e Rádio Observador (1,5%) encerram o top 10.

Referidas no estudo são também a Rádio Nova Era (1,1%), a Antena 2 (0,7%), a Radar (0,5%) e a Estação Orbital (0,4%).

Por grupos, o Bauer Media Audio Portugal obtém agora uma AAV de 29,9% (-0,6 pp) e o Grupo Renascença Multimédia de 23,8% (-0,7 pp). O reach semanal do grupo liderado por Salvador Bourbon Ribeiro situou-se nos 53,2% (+0,7 pp) e o do grupo comandado por José Ramos Pinheiro foi de 49,6% (-1 pp). O share de audiência do grupo Bauer é de 40,7% (+0,2 pp) e o do grupo Renascença Multimédia de 28,3% (-2,6 pp).

O grupo RTP regista uma AAV de 7,9%, um reach semanal de 14,8% e um share de audiência de 9,6%.

As entrevistas que integram esta segunda vago do ano do Bareme Rádio, o estudo regular de audiências elaborado pela Marktest, foram recolhidas entre 4 de janeiro e 28 de abril. Para a vaga em análise foram consideradas válidas 6.034 entrevistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.