Ideias +M

Volkswagen e ISN alertam para os perigos na época balnear

Rafael Ascensão,

O projeto SeaWatch conta ainda com o apoio da bp Portugal, Volkswagen Financial Services e Ageas Seguros. A edição deste ano decorre até 31 de outubro.

De forma a alertar para os perigos da época balnear, a Volkswagen Veículos Comerciais (marca integrada na SIVA|PHS) e o Instituto de Socorro a Náufragos (ISN) realizaram um simulacro de uma operação de socorro, na Praia de Carcavelos.

O objetivo passou por sensibilizar as pessoas que frequentam as praias durante a época balnear, bem como mostrar as mais-valias do projeto SeaWatch, uma parceria em vigor desde 2011 entre o ISN e a Volkswagen que visa reforçar a segurança balnear nos espaços não vigiados.

Esta parceria permite reforçar a vigilância nos cerca de 350 quilómetros de areal onde não existem nadadores-salvadores em permanência, apresentado “resultados excecionais, posicionando Portugal no ranking mundial como um dos países com a menor taxa de mortalidade por afogamento resultante da prática balnear”, assinala-se em nota de imprensa.

Os Volkswagen Amarok estão presentes não só ao longo de toda a costa continental, mas também na Madeira (Funchal) e nos Açores (São Miguel e Terceira). Vai também haver, pela primeira vez, uma viatura atribuída às águas interiores.

No total, e naquele que é o maior contingente de sempre, a iniciativa vai dispor este ano de 30 Volkswagen Amarok, um Volkswagen Multivan e um Volkswagen ID.BUZZ, viaturas equipadas com meios de salvamento e preparadas para socorrer os banhistas que precisem de auxílio. Entre os equipamentos encontram-se boias torpedo (2), cintos de salvamento (2), prancha de salvamento, plano rígido completo, mala de primeiros socorros, kit de oxigenoterapia, desfibrilhador automático externo e kit de desatolamento.

As viaturas são operadas por militares da Marinha, os quais “são submetidos a um período de formação através da qual ficam habilitados com o curso de nadador-salvador e de operador de viaturas todo-o-terreno, sendo-lhes ainda ministrada formação específica sobre a operação das viaturas em si mesmas e do seu papel fundamental no SeaWatch”, explica-se em comunicado, acrescentando que estes militares são ainda certificados para a operação do Desfibrilhador Automático Externo que equipa as viaturas.

Nunca é demais recordar os perigos associados à época balnear com este tipo de ações, mas que servem também para mostrar as valências do projeto SeaWatch e como tanto os Volkswagen Amarok, como os militares que os operam, estão preparados para este tipo de acontecimentos“, diz citado em comunicado Ricardo Vieira, diretor-geral da Volkswagen Veículos Comerciais.

Segundo Ricardo Vieira, esta iniciativa tem vindo a crescer de ano para ano, o que é “sinal da confiança depositada no trabalho efetuado pela Volkswagen Veículos Comerciais e pela SIVA|PHS em contribuir para uma época balnear mais segura”.

Em 2022, o projeto possibilitou o salvamento de 53 veraneantes, efetuando 279 assistências de primeiros socorros e 19 buscas com sucesso de crianças perdidas.

O projeto SeaWatch conta ainda com o apoio da bp Portugal, Volkswagen Financial Services e Ageas Seguros. A edição deste ano começou a 1 de junho e decorre até 31 de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.