Media

Audiências TV: SIC segue na liderança em junho

Carla Borges Ferreira,

No prime-time, entre as 20h e as 24h, a distância entre o canal da Impresa e o canal da Media Capital é agora de 1,5 pontos percentuais.

A SIC fechou o mês de maio com um share de 15,4%, o mesmo resultado do mês anterior, e mais 0,9 pontos percentuais do que a TVI, que se situou nos 14,5%. A estação da Impresa registou então uma audiência média de 3,5%, mais duas décimas do que a do canal da Media Capital. Em termos absolutos, a SIC foi vista em média por 299 mil pessoas, mais 18,3 mil pessoas do que audiência média da TVI.

Destaque também para a RTP1, que fechou o último mês com um share de 13%, mais 1,2 pontos percentuais do que em maio. A audiência média foi de 2,9%, percentagem que se traduz em cerca de 251,9 mil indivíduos, um crescimento de cerca de 20 mil em relação ao último mês.

O Total Cabo, cuja audiência é diluída pelos vários canais que o constituem, foi visto em média por 800 mil pessoas.

Analisando por períodos horários, os dados fornecidos pela Dentsu/Carat ao +M mostram alterações na liderança em algumas faixas. A RTP lidera entre as 7h30 e as 12h e a SIC das 12h às 18h. Continua a ser no início da tarde, entre as 12h e as 14h, que a estação consegue a sua melhor média, com 22,2%. No acesso ao prime-time, das 18h às 20, a liderança passa da TVI para a RTP1, com um share de 16,7%. Segue-se a SIC com 14,2% e a TVI com 14%.

A SIC segura a liderança entre as 20h e as 24h, agora com uma vantagem de 1,5 pp em relação à TVI. Nas duas horas e meia seguintes a primeira posição mantém-se com a estação de Paço de Arcos, que ganha agora este período com um share 12,4%. A TVI situa-se nos 11% e a RTP1 nos 6,2%. Durante a noite, a partir das 2h30 e até às 7h30, a liderança é então da TVI, com 8,9%.

No Top 15 de programas, a SIC colocou no último mês sete programas, a TVI três e a RTP1 cinco. No cabo, nove das 15 posições são ocupadas pela CMTV, canal que fecha o mês com um share de 5,1%. O programa mais visto do cabo foi Benfica vs Sporting, jogo de futsal da Liga Placard, transmitido pelo Canal 11.

 

Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de 7 dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (Televisão) num determinado período.

Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a 3 minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.