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As 100 marcas portuguesas mais valiosas, segundo a OnStrategy

Rafael Ascensão,

A OnStrategy destaca as marcas Novo Banco, Via Verde e Lusíadas Saúde como as que apresentaram uma maior valorização - superior a 10% - e a TAP como a que mais desvalorizou - mais de 20%.

A EDP, avaliada em 2.751 milhões de euros, é a marca portuguesa mais valiosa, segundo um estudo anual da consultora OnStrategy. No pódio, segue-se a Galp Energia (1.873 milhões) e a Jerónimo Martins (1.048 milhões).

Pingo Doce (824), Meo (698), Millennium Bcp (684), Caixa Geral de Depósitos (672), Continente (668), EDP Renováveis (529) e Banco BPI (511), são as marcas que se seguem no top10 do ranking.

Em análise aos resultados apresentados, a OnStrategy destaca que a EDP se mantém como a marca mais valiosa, “algo que ocorre consistentemente há vários anos”, e que as marcas Novo Banco, Via Verde e Lusíadas Saúde foram aquelas que apresentaram uma maior valorização, superior a 10%. Em sentido contrário, a consultora destaca a TAP por ser a marca que apresentou a maior desvalorização, superior a 20%.

Já quanto aos setores de atividade, as áreas de Energia e de Retalho/Distribuição representam 38% (cerca de 19% cada) do valor consolidado das 100 marcas Portuguesas mais valiosas. A Banca, por seu lado, representa 12%, o setor do Petróleo e Gás 11% e as Telecomunicações 7%, setores que, de forma agregada, valem cerca de 17 mil milhões de euros.

De uma forma geral, a valorização das marcas Portuguesas continua a ser impactada pelos fenómenos inflacionistas, pela instabilidade provocada pela guerra na Ucrânia e sobretudo pelo aumento das taxas de juro que condicionaram a perceção de risco e o aumento das taxas de desconto, que em muitos casos absorveram o aumento do volume de negócios e das margens operacionais nos diversos setores de atividade, bem como o aumento da força e energia das marcas nacionais”, refere João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiro na OnStrategy, citado em comunicado.

O estudo em causa foi “desenvolvido através da metodologia de Royalty Relief, em conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira), em que todas as marcas auditadas e avaliadas têm informação pública de resultados financeiros anuais e indicadores de força de marca”, explica-se em nota de imprensa.

Este trabalho é o culminar de uma sequência de estudos de Marca que a OnStrategy tem vindo a divulgar desde o início do ano e que analisam a Reputação, Força e Energia de Marca e agora a Avaliação Financeira. Entendemos que é a sequência lógica e coerente quando queremos ter uma visão consistente sobre a forma como as marcas evoluem, deixando perceber as variáveis que formam o seu valor e, isto é algo que nos distingue. Nesse sentido, este ano publicamos as 100 marcas portuguesas mais valiosas de forma a dar uma visão mais global do panorama das marcas nacionais”, explica João Baluarte.

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