Media

Marco Galinha reforça na Global Media e negoceia com novo investidor

ECO,

Dono do Grupo Bel reforçou a participação na Global Media com um aumento de capital de 1,5 milhões de euros. Está em negociações com novo investidor internacional.

O Grupo Bel, de Marco Galinha, passou a deter 50,2% da Global Media, dona de marcas como Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF, através de um aumento de capital de 1,5 milhões de euros. A notícia foi avançada esta quarta-feira pelo Jornal Económico (acesso pago), que refere que o aumento de capital é apenas um primeiro passo numa operação maior: o empresário está em “negociações avançadas” com outro investidor internacional, que deverá passar a deter uma participação significativa no mesmo veículo do Grupo Bel que controla a Global Media.

Segundo o jornal, primeiro o capital foi reduzido em 20 milhões de euros para cobrir prejuízos de anos anteriores, cumprindo uma deliberação da assembleia geral de 26 de junho. Depois, foram emitidas novas ações com o valor nominal de 3,73 euros, no montante total de 1,5 milhões. Essas ações foram subscritas pela Páginas Civilizadas Lda., que controla diretamente 41,5% do capital, mas detém a totalidade de outra empresa, a Grandes Notícias Lda., a qual é dona de 8,7% do grupo de media. Controlam, em conjunto, mais de metade do capital e o restante pertence aos acionistas José Pedro Soeiro (20,4%) e Kevin Ho (29,35%).

A entrada de um novo investidor internacional deverá levar ao lançamento de uma estratégia de internacionalização da Global Media, acrescenta o Jornal Económico, centrada nos países de língua portuguesa e reforçar o portefólio em Portugal. Resultará ainda na reconfiguração da administração da empresa a partir de setembro, já depois de, nesta terça-feira, Paulo César Lima de Carvalho ter sido nomeado para a administração, por indicação do Grupo Bel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.