Águas do Douro e Paiva investe 3,1 milhões de euros em Baião

Empresa avança com novas infraestruturas para captação e reserva de água do rio Douro para abastecimento do concelho de Baião, no distrito do Porto.

Num investimento superior a 3,1 milhões de euros, a Águas do Douro e Paiva (AdDP) inaugura, a 4 de agosto, um conjunto de novas infraestruturas para captação e reserva de água do rio Douro para abastecimento do concelho de Baião. Estes empreendimentos vão “permitir aumentar os volumes fornecidos e garantir um grau de qualidade de acordo com os padrões utilizados no sistema de abastecimento da empresa”, avança o município liderado por Paulo Pereira.

A AdDP é a empresa responsável pelo sistema de abastecimento de água a 1,8 milhões de habitantes num conjunto de 20 municípios acionistas, entre os quais o município de Baião.

No seguimento da construção da rede em “baixa” da Zona Nascente, a cargo da Águas do Norte, a captação existente no rio Ovil revelou-se insuficiente para as necessidades do município, sobretudo no que respeita aos caudais.

Câmara Municipal de Baião

Segundo a autarquia, a AdDP construiu em 2009 um sistema autónomo, com captação própria no rio Ovil e tratamento na ETA de Pousada, seguida de uma rede de abastecimento em “alta” de distribuição à Zona Poente de Baião.

“No seguimento da construção da rede em baixa da Zona Nascente, a cargo da Águas do Norte, a captação existente no rio Ovil revelou-se insuficiente para as necessidades do município, sobretudo no que respeita aos caudais”, explica a autarquia. A resposta a este problema reside numa solução de captação de água alternativa que garanta os volumes atuais e futuros, assim como assegure a qualidade com o tratamento na ETA de Pousada já existente.

A resposta está, assim, nestas duas empreitadas da AdDP: uma nova origem de abastecimento de água a Baião e outra de abastecimento a Valadares.

Em projeto está também a ampliação da ETA de Pousada, adianta a autarquia, tendo em conta que os “caudais de elevação são substancialmente maiores para atender às zonas poente e nascente de Baião”.

Concluídas estas obras, o sistema de abastecimento de água a Baião será gerido entre a nova captação do rio Douro e a antiga captação do rio Ovil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Águas do Douro e Paiva investe 3,1 milhões de euros em Baião

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião