Media

Audiências televisivas: SIC e TVI separadas por seis décimas em julho

Carla Borges Ferreira,

No prime-time, a distância entre a SIC e a TVI é agora de um ponto percentual. CNN e SIC Notícias estão também separadas (no total do dia) por um ponto, com a CMTV a manter uma distância confortável.

 

A SIC e a TVI fecharam o mês de julho separadas por apenas seis décimas. A vantagem, tal como nos meses anteriores, é da estação da Impresa, que no último mês se situou nos 15,3% de share (menos uma décima do que em junho). A TVI fechou julho com um share de 14,7% (mais duas décimas do que no mês anterior), o que coloca os dois canais a seis décimas de distância.

Em termos absolutos, a SIC teve uma audiência média de 3,5%, percentagem que traduz uma audiência de 296,4 mil pessoas, enquanto a TVI foi vista, em média, por 285,1 mil pessoas (3,3%).

Com um share de 11,2%, a RTP1 foi acompanhada por uma média de 215,9 mil espectadores. O total do cabo, cuja audiência é diluída pelos vários canais que o constituem, registou uma audiência média de 802,4 mil pessoas.

No ranking dos canais mais vistos, elaborado mensalmente pela Dentsu/Carat para o +M/ECO, o destaque vai para a CMTV, com um share de 5,2%. Entre os canais registados como de informação, a liderança é da CNN Portugal, que fecha o mês com 3,3% de share, mais um ponto percentual do que a SIC Notícias. Nos canais de ficção, com um share de 2%, surge na primeira posição a Fox, quase empatada com o Hollywood.

Analisando por faixa horária, a RTP1 continua a segurar a liderança entre as 7h30 e as 12h, com 15,6% de share, mas perdeu-a no acesso ao prime-time, entre as 18h e as 20h. Neste período, tal como no resto da tarde e à noite, a SIC é agora o canal mais visto. A TVI surge na primeira posição na madrugada, entre as 2h30 e as 7h30.

 

No ranking dos 15 programas mais vistos, tanto e TVI como a SIC somam seis programas, cabendo os restantes três à RTP1. No cabo, 12 dos 15 programas mais vistos foram transmitidos pelo canal da Cofina.

Nota Técnica para a produção da análise evolutiva e mensal
Dados: Yumi / Caem_TV Fonte: Mediamonitor/ GFK Análise Dentsu/Carat para o +M/ECO
Outros: Vídeo, DVD, VHS, Blu-Ray, satélite, consolas, unmatch (além dos 150 canais medidos e o time-shift com um delay de 7 dias), plataforma dos operadores (vídeo clube, jogos)
Aud. Total: Percentagem de indivíduos que contactaram um canal, pelo menos uma vez.
Aud. Média: Audiência provável que contacta com o canal em qualquer momento do período respetivo.
Tempo médio despendido: Média do tempo que cada indivíduo contactado despendeu com um canal num determinado período.
Share Aud.: Percentagem de tempo que é despendido a ver um dado canal relativamente ao tempo total de visão do meio (Televisão) num determinado período.

Top produzido para programas “Net” (TeleReport), com duração superior a 3 minutos. Audiência corresponde à média ponderada das partes do programa. Não são considerados como programas: Sorteios e Tempo de Antena.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.