Pessoas +M

Francisco Morgado Véstia é o novo diretor da ETIC. Com a criatividade a viver uma “revolução”, traça os planos para a escola

Carla Borges Ferreira,

"Seremos todos no futuro meros "prompt hackers", "engenheiros de pedidos para IA"? Diretores criativos de agências sem humanos?". Preparar talento para responder à transformação do setor é o desafio.

Francisco Morgado Véstia, desde julho global lead de innovation & integration da Samy Alliance, é o novo diretor da ETIC – Escola de Tecnologias, Inovação e Criação, avançou ao +M.

Conferir à escola um caráter cada vez mais internacional, reforçar a excelência formativa, promover a integração contínua de tecnologias emergentes no currículo e garantir que os alunos tenham acesso a oportunidades de aprendizagem práticas, com uma forte ligação ao mercado de trabalho, são as missões de fundador da SamyRoad em Portugal, que vai acumular o cargo internacional na Samy Alliance com este novo desafio.

“Mais do que um desafio, é uma oportunidade. Uma oportunidade de estar no momento certo da maior transformação, provavelmente desde a chegada do computador pessoal, no que diz respeito ao significado de “criar”. O impacto que terá no futuro será sentido em primeira instância pelas gerações que hoje iniciam a sua formação na ETIC”, conta ao +M.

Com as palavras Tecnologias, Inovação e Criação no nome da escola, o desafio é então “garantir que estamos à altura do estatuto que os nossos mais de 30 anos a liderar a formação nesta área nos oferecem”.

Com a área criativa a viver “uma autêntica revolução”, Francisco Morgado Véstia acredita que preparar o futuro da escola passa “pela exigência no que respeita aos mais altos padrões de inovação educativa, quer pela nossa formação certificada por parceiros internacionais como é o caso da Solent University, quer pelas nossas metodologias educativas que trazem a inovação tecnológica para o centro da experiência pedagógica e que cada vez mais se torna co-participativa entre docentes, tutores, formadores e alunos”. “Exigimos a nós próprios como instituição um agilizar processual e transformação curricular que esteja de acordo com a evolução tecnológica e social que atravessamos”, acrescenta.

Olhando para o futuro como “uma enorme oportunidade”, a forma como a tecnologia vai impactar a área criativa oferece mais perguntas do que respostas. “Seremos todos no futuro meros “prompt hackers“, “engenheiros de pedidos para IA”? Diretores criativos de agências sem humanos? Se deixámos de ter filmes em película para ocuparem cartões SD, drives e “clouds“, poderão esses mesmos filmes no futuro ser fruto de apenas ordens digitais que uma solução tecnológica traduz em imagens que se movem? É isso um filme? Faz isso de ti, um realizador? E o que acontece com toda a base da criação humana que o precede e lhe serviu de base e referência?”, questiona o responsável.

“Os alunos que hoje começam o seu percurso na ETIC, esta transformação tecnológica vai estar no epicentro do seu percurso profissional… É dever e responsabilidade da ETIC dar-lhes todas as ferramentas necessárias, tecnológicas e humanas, para navegarem esse percurso da forma que lhes traga um destino mais realizado”, aponta o também especialista em marketing de influência e tendências de comunicação/tecnologia.

A nível da internacionalização, o objetivo é “solidificar as relações com os nossos parceiros internacionais – Solent University Southampton, Middlesex University London e University of Bedfordshire – redobrar a aposta nas nossas experiências Erasmus+, sermos cada vez mais uma referência para a educação de tecnologias, inovação e criação que acompanhe o caráter cada vez mais globalizado e internacional da cidade que nos serve de casa, e trazer também, sempre que possível, criadores internacionais para o seio da nossa escola e das nossas salas de aula e criação”, prossegue em conversa com o +M.

IPG MediaBrands, L’Oréal e Warner Music Group são algumas das companhias que fazem parte do percurso de Francisco Morgado Véstia, que nos últimos oito anos liderou a SamyRoad e Samy Alliance em Portugal. Com a passagem do global lead de innovation & integration da Samy Alliance a diretor da ETIC, Nuno Bento centra-se na direção-geral do grupo ETIC, que continua a ter como presidente Manuela Carlos, a sua fundadora.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.