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Salas de cinema continuam a aumentar receitas e espectadores face a 2022

Lusa,

No total deste ano, entre janeiro e setembro, as salas de cinema totalizaram 57,2 milhões de euros de receita, ou seja, mais 18,6 milhões de euros do que no período homólogo de 2022.

Os cinemas portugueses acolheram, em setembro, 944 mil espectadores, o que representa um aumento superior a 44% face a setembro de 2022. A Cinemundo mantém-se na liderança da distribuição cinematográfica, pelo segundo mês consecutivo.

De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), em setembro as salas de cinema somaram 944.267 espectadores e 5,6 milhões de euros de receita de bilheteira, valores que se traduzem num crescimento de 44,3% e 51,0%, respetivamente, face a igual período do ano passado.

Comparando com os restantes meses de 2023, setembro desce, porém, a ‘meio da tabela’ do ano, tanto em número de espectadores como em receita de bilheteira, depois dos números verificados em julho, com 1,7 milhões de entradas e 10,5 milhões de euros de receita, e em agosto, com 1,4 milhões de bilhetes vendidos e receitas de 8,9 milhões de euros.

Setembro fica igualmente atrás dos meses de abril, com 998 mil espectadores, e junho, com 982 mil entradas, para receitas na casa dos 5,7 milhões de euros, em cada um destes dois meses.

No total deste ano, entre janeiro e setembro, as salas de cinema totalizaram 57,2 milhões de euros de receita, ou seja, mais 18,6 milhões de euros do que no período homólogo de 2022, numa variação positiva de 48,3%. Em termos de assistência em sala, nos primeiros nove meses deste ano, os valores subiram 41,4%, passando de 6,7 milhões de espectadores para perto de 9,6 milhões.

Os números acumulados de janeiro a setembro deste ano, encontram-se, no entanto, ainda aquém dos primeiros nove meses de 2019, o ano anterior à pandemia, quando houve 11,5 milhões de espectadores de cinema, para uma receita de 61,3 milhões de euros.

No passado mês de setembro, “Barbie”, de Greta Gerwig, manteve-se como o filme mais visto, acumulando 888.122 espectadores, à frente de “Velocidade Furiosa X”, de Louis Leterrier, o segundo mais visto, com 690.302 espectadores, que liderava a lista, em julho.

Os três filmes mais vistos este ano nas salas portuguesas, até ao último dia de setembro, foram “Barbie”, “Velocidade Furiosa X” e “Oppenheimer”, de Christopher Nolan (540.153 espectadores), todos distribuídos pela empresa Cinemundo, o que a coloca na liderança do mercado português da distribuição cinematográfica em receitas e audiência, desde agosto, destronando a NOS Lusomundo Audiovisuais, líder histórico do mercado.

Tendo em conta os valores divulgados pelo ICA, em setembro, a Cinemundo, que distribui os catálogos da Warner Bros e da Universal Pictures, detinha 44,3% do mercado da distribuição em termos de receita bruta (25,2 milhões de euros) e a NOS Lusomundo Audiovisuais 38,9% (22,18 milhões).

Em conjunto, estas duas distribuidoras detêm uma quota de mercado superior a 83%, em termos de receitas e número de espectadores.

Em setembro, o filme português mais visto nos cinemas foi “Pôr do sol: O mistério do colar de São Cajó”, de Manuel Pureza, à semelhança de agosto, acumulando agora 116.417 espectadores e cerca de 686 mil euros de receita.

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