Ideias +M

Prémio Diário da República desafia jovens a imaginar o futuro da publicação

Rafael Ascensão,

Os trabalhos devem ser realizados por alunos da mesma escola, em grupos de dois a 30 alunos, acompanhados por, pelo menos, um professor orientador. As candidaturas decorrem até 15 de dezembro.

“Leis, Câmara, Ação: cria o Diário da República do futuro” é o nome do prémio que desafia os jovens estudantes do ensino secundário a criarem um pequeno filme onde pensem sobre o Diário da República (DR) do presente e imaginem o do futuro.

Promovida pela Unidade do Diário da República da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), com o alto patrocínio da Presidência da República, a iniciativa tem por objetivo “envolver uma parte da população habitualmente menos atenta às características do Diário da República e nem sempre sensibilizada para a necessidade de conhecimento das leis enquanto condição de exercício em pleno da cidadania“, refere-se em nota de imprensa.

Os vídeos têm de ter um máximo de três minutos e devem lançar ideias para tornar o Diário da República “mais inovador e próximo daqueles que serão os adultos de amanhã”, tendo por base as questões “O que é o Diário da República hoje?” e “Como vejo o Diário da República do futuro?”.

Os alunos do ensino secundário são desta forma desafiados a dar resposta a algumas perguntas como a de o que é que gostavam de encontrar na página do DR, como pode a publicação aproximar-se mais dos jovens, se é preciso menos texto e mais imagens, vídeos ou chatbots.

Os trabalhos devem ser realizados por alunos da mesma escola, em grupos de dois a 30 alunos, acompanhados por, pelo menos, um professor orientador.

A equipa vencedora é premiada com uma visita organizada às instalações da Presidência do Conselho de Ministros, da Assembleia da República, da Presidência da República e da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, estando incluída a viagem, seguro, alojamento, pequeno-almoço e jantar. Aos vencedores, bem como à sua biblioteca escolar, será ainda entregue um conjunto de livros editados pela INCM.

As candidaturas encontram-se abertas até dia 15 de dezembro, podendo ser enviadas para o email premio@diariodarepublica.pt. O regulamento está disponível aqui.

Após receção das candidaturas o júri fará uma seleção dos 30 melhores trabalhos que são publicados no YouTube do Diário da República, cabendo depois aos internautas escolher os dez mais votados. Entre esses dez será então o júri o responsável por selecionar o projeto vencedor e os segundo e terceiro classificados.

O júri é presidido por Isabel Alçada (professora e escritora) e conta ainda com Diana Duarte (comunicadora) e Miguel Assis Raimundo (professor e advogado).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.