Câmara de Braga reduz IMI em 20% para dinamizar arrendamento a preços acessíveis
Autarquia liderada por Ricardo Rio quer incentivar os proprietários a disponibilizarem os seus imóveis a preços acessíveis. Pedidos devem ser efetuados até 30 de novembro.
A Câmara Municipal de Braga vai reduzir em 20% o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios urbanos arrendados para habitação própria e permanente cuja renda mensal seja igual ou inferior ao valor da renda padrão definida pela BragaHabit, ou seja, entre 250 e 675 euros. Os interessados têm até 30 de novembro para se candidatarem ao apoio.
Sob liderança do social-democrata Ricardo Rio, a autarquia pretende, assim, dinamizar o mercado de arrendamento habitacional, incentivando os proprietários a disponibilizarem os seus imóveis a preços acessíveis.
De acordo com o município, a renda mensal deverá ser “igual ou inferior ao valor da renda padrão definida pela BragaHabit para aplicação do Regulamento de Apoio à Habitação do Município de Braga, ou seja, 𝐓𝟎 – 250 euros, 𝐓𝟏 – 350 euros, 𝐓𝟐 – 450 euros, 𝐓𝟑 – 525 euros, 𝐓𝟒 – 600 euros, 𝐓𝟓 – 675 euros.
Os proprietários dos imóveis devem formalizar o pedido até 30 de novembro, mediante requerimento/formulário próprio – “pedido de redução de IMI para habitação própria e permanente” – disponível no site da autarquia ou através de submissão no Balcão Único Online.
O município adianta, em comunicado, que o proprietário deverá juntar cópia do contrato de arrendamento, caderneta predial urbana ou certidão permanente do registo predial (no caso de herança). Assim como certidões comprovativas da situação contributiva regularizada perante a Autoridade Tributária e Aduaneira e a Segurança Social.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara de Braga reduz IMI em 20% para dinamizar arrendamento a preços acessíveis
{{ noCommentsLabel }}