Negócios +M

Nestlé é o maior anunciante de outubro

Carla Borges Ferreira,

A Arena e a Fuel surgem na primeira posição entre as agências de meios e criativas em setembro. No acumulado dos primeiros 10 meses do ano a liderança é da Altice, OMD e Fuel.

A Nestlé alcançou em outubro o estatuto de maior anunciante do país. De acordo com o ranking mensal elaborado pela MediaMonitor, a empresa investiu em publicidade, a preços de tabela — ou seja, sem os descontos negociados com os meios — 47,9 milhões de euros. Deste montante, 46,9 milhões foram em televisão.

O segundo maior anunciante do último mês foi o Modelo Continente, com 46,1 milhões de euros, e na terceira posição surge a McDonald’s Portugal, com 39,1 milhões. Nestes dois casos a esmagadora maioria do investimento também é canalizado para televisão, com a internet a sobressair como o segundo meio, com 1,7 e 1,9 milhões de euros. Note-se que, também aqui, o montante refere-se a preços de tabela.

A L’Oreal Portugal e Nos encerram o top 5 dos maiores anunciantes em outubro. Na segunda metade da tabela, mas ainda entre os maiores anunciantes do país, surgem o Lidl, a Worten, Procter & Gamble, Ediclube e Altice Portugal.

Por meio, e de acordo com os dados MediaMonitor, a Renault foi o maior anunciante em internet e a Caixa Geral de Depósitos em rádio. Em cinema foi a EDP o maior anunciante, posição preenchida pela Amazon Digital UK no meio outdoor. Em imprensa, a dona do Diário de Notícias e Jornal de Notícias surge como o maior anunciante.

Nas agências de meios o mês foi liderado pela Arena, com 162,6 milhões de euros a preços de tabela. Segue-se a Wavemaker (160,9 milhões) e, a fechar o top 3, a Carat (150,5 milhões).

OMD e Initiative surgem nas duas posições seguintes. O top 10 fica completo com a Mindshare, a Zenith, a Havas Media, PHD e Essence Mediacom.

Nas agências criativas as primeiras posições são ocupadas pela Fuel, Publicis e Havas Worldwide. Seguem-se a VMLY&R, a Dentsu Creative, a McCann Erickson Portugal, a TBWA, a Wunderman Thompson, O Escritório e ainda a Leo Burnett.

No acumulado do ano, por outro lado, a Altice, Unilever Fima e Modelo Continente são os três maiores anunciantes. A OMD, a Arena e a Carat lideram nas agências de meios e a Fuel, a Publicis e a Dentsu Creative surgem como as maiores agências criativas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.