Universidade de Lisboa e Fundo LAND fecham parceria para projetos florestais

Parceria com Instituto Superior de Agronomia engloba as áreas da formação e apoio académico em projetos florestais, assim como as áreas de capacitação técnica e estágios científicos.

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa e o Fundo LAND – Life And Nature Development desenvolveram uma parceria com vista à formação e apoio académico em projetos florestais nacionais e potencialmente internacionais. As duas entidades também vão apostar em áreas de capacitação técnica assim como na criação de estágios científicos e técnicos.

“Esta parceria pretende ser a base de uma estreita colaboração entre o Fundo LAND e o ISA, com o objetivo de implementar estratégias, planos, metodologias e projetos de cooperação, com foco nos serviços de ecossistema, ao nível da Península Ibérica”, refere Angela Lucas, partner do Fundo Land, citada em comunicado.

Esta união de esforços entre as duas instituições “decorre da intensa atividade de transferência de conhecimento que a universidade mantém ao nível da formação e desenvolvimento de métricas relacionadas com a sustentabilidade agrícola e florestal, tendo por objetivo reforçar processos de inovação relevantes a nível nacional e internacional”, completa, por sua vez, António Guerreiro de Brito, presidente do ISA da Universidade de Lisboa.

Esta parceria pretende ser a base de uma estreita colaboração entre o Fundo LAND e o ISA, com o objetivo de implementar estratégias, planos, metodologias e projetos de cooperação, com foco nos serviços de ecossistema, ao nível da Península Ibérica.

Angela Lucas

Partner do Fundo Land

O LAND é o primeiro fundo de investimento em Portugal baseado na aquisição e gestão responsável de terras rurais e floresta e “prossegue objetivos alinhados com a sustentabilidade”, resume esta entidade. Tem atividade ao nível da conservação, manutenção, proteção e restauro de zonas abandonadas e menos favorecidas, incluindo áreas ardidas ao longo das últimas décadas. Também diz incentivar a coesão social, a criação de emprego e a revitalização das economias locais.

Com vista à regeneração da floresta nativa e dos ecossistemas naturais, este fundo “visa atingir até 500 milhões de euros nos próximos cinco anos”. O fundo LAND foi distinguido pelo Kaizen Institute com o prémio de reconhecimento especial em sustentabilidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade de Lisboa e Fundo LAND fecham parceria para projetos florestais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião