Hoje nas notícias: Falsos motoristas, garantia e TGV

  • ECO
  • 20 Maio 2024

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

As autoridades nacionais estão a registar cada vez mais casos de falsos motoristas de táxi ou das aplicações a enganar passageiros na chegada aos aeroportos. Os mais jovens vão ter acesso a crédito à habitação a 100% do valor da casa, mas o Governo só agora começou a trabalhar na medida em conjunto com o regulador. Estas são algumas das notícias em destaque nos jornais esta segunda-feira.

Falsos motoristas de táxi e TVDE enganam passageiros nos aeroportos

A PSP está a registar cada vez mais casos de passageiros abordados por falsos motoristas de táxi e TVDE à chegada aos aeroportos portugueses. Estes burlões tentam aliciar as pessoas prometendo preços mais baixos e menos tempo à espera em filas, mas não estão habilitados para a profissão, não cumprem as normas deste setor regulado e acabam por cobrar valores acima dos legais e completamente diferentes do prometido. Segundo o Jornal de Notícias, no ano passado, só no aeroporto de Lisboa foram registadas quase mil destas situações, com coimas aplicadas acima de um milhão de euros, enquanto no aeroporto do Porto as autoridades registaram 115.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (ligação indisponível).

Trabalhos sobre garantia no crédito só agora começaram

Os trabalhos entre o Ministério das Finanças e o Banco de Portugal para viabilizar a garantia pública que dará aos mais jovens o acesso a crédito à habitação financiado a 100% só se iniciaram no final da semana passada. De acordo com o Jornal de Negócios, foi na quinta-feira que foram encetados pelo Governo, junto do regulador, os primeiros contactos em torno da medida, no mesmo dia em que o governador Mário Centeno disse numa conferência de imprensa que “as garantias públicas têm um processo muito complexo ao abrigo” da legislação portuguesa. No dia 10 de maio, o Governo prometeu apresentar a medida no prazo de 15 dias.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

BEI vai financiar alta velocidade com três mil milhões

A primeira fase do projeto da alta velocidade, que integra os troços Porto-Oiã (Aveiro) e Oiã-Soure, com um investimento total previsto de 3,7 mil milhões de euros, contará com um financiamento de três mil milhões por parte do Banco Europeu de Investimento (BEI). Segundo o Jornal de Negócios, a instituição já aprovou a operação, que é uma das maiores a nível europeu a que pretende estar associada. A formalização pela administração do BEI está prevista para 20 de junho, de acordo com a mesma notícia.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

Exportações ganham quota de mercado há três anos seguidos

No ano passado, as exportações portuguesas voltaram a ganhar quota nos mercados internacionais. Em termos reais, o ganho foi de 4,7%, evolução que resulta do crescimento das exportações de bens e serviços, que superaram as importações em 3,3 mil milhões de euros, num contexto de estagnação da procura externa. Os dados do Banco de Portugal surgem numa análise às contas externas publicada com o relatório de atividades da instituição, mostrando que 2023 foi o terceiro ano consecutivo de aumento da quota das exportações nacionais.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Bebés nascidos de mães com 40 ou mais anos aumentaram 80% numa década

Dos 931.015 bebés nascidos em Portugal entre 2013 e 2023, quase 7% eram de mães que já tinham 40 ou mais anos de idade. Em termos absolutos, significa que o país passou de 3.881 para 6.989 crianças nascidas de mães pós-40 entre o início e o final desta década, um aumento de 80%. O Público justifica este facto com alguns fatores: a entrada na vida adulta dá-se mais tarde, a vida académica prolonga-se pelos 20 adentro, a estabilidade laboral demora a alcançar e é difícil arranjar casa.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Falsos motoristas, garantia e TGV

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião