Ebrahim Raïssi, Presidente do Irão, morre em queda de helicóptero

  • Lusa
  • 20 Maio 2024

Ebrahim Raïssi morreu na sequência da queda do helicóptero onde seguia, informação que já foi confirmada oficialmente pelo Governo iraniano.

Ebrahim Raïssi (ao centro), Presidente do Irão, morreu na sequência da queda de um helicóptero onde seguiaLusa

O Presidente do Irão, Ebrahim Raïssi, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, morreram numa queda de um helicóptero no noroeste do Irão. A informação foi avançada pela imprensa local e já foi confirmada oficialmente pelo Governo iraniano.

“O Presidente do povo iraniano, trabalhador e incansável, (…) sacrificou a sua vida pela nação”, disse o executivo de Teerão, num comunicado após a primeira reunião desde o acidente. “Garantimos à nossa nação leal, grata e amada que, com a ajuda de Deus e o apoio do povo, não haverá a menor perturbação na administração do país”, acrescentou o Governo do Irão.

O helicóptero que transportava Raïssi foi localizado numa montanha no noroeste do Irão, anunciaram os serviços de emergência, que admitiram ter pouca esperança de encontrar sobreviventes. “O helicóptero do Presidente foi localizado. Os serviços de emergência estão a aproximar-se do local do acidente (…). A situação não é boa”, declarou o chefe do Crescente Vermelho iraniano, Pirhossein Koolivand.

Também a televisão estatal iraniana admitiu não haver “qualquer sinal” de vida nos destroços do helicóptero, numa altura em que as equipas de salvamento estavam a cerca de dois quilómetros do local do acidente.

O helicóptero que transportava Raïssi e Amir-Abdollahian despenhou-se na zona de Kalibar e Warzghan, na província do Azerbaijão Oriental, no noroeste do país.

O acidente deu-se no domingo, quando a comitiva regressava da fronteira com o Azerbaijão, onde Raïssi inaugurou uma barragem com o seu homólogo azeri, Ilham Aliyev.

No terreno estão pelo menos 65 equipas de salvamento em operações de busca que estão a ser dificultadas devido ao denso nevoeiro e às fortes chuvas.

A Arábia Saudita, o Iraque e o Azerbaijão ofereceram ajuda a Teerão, enquanto o Presidente norte-americano, Joe Biden, foi informado sobre o incidente, segundo a Casa Branca, que não adiantou mais detalhes.

A Turquia já enviou 32 equipas de salvamento e seis veículos e a União Europeia ativou o serviço cartográfico de resposta rápida Copernicus a pedido do Irão.

Também a Rússia enviou uma equipa de socorro com 47 especialistas, veículos todo-o-terreno e um helicóptero.

Ebrahim Raïssi, de 63 anos, um clérigo religioso de linha dura, foi eleito Presidente do Irão em 2021, numa eleição presidencial com a participação mais baixa da história da República Islâmica.

A sua liderança tem protagonizado uma intensificação da repressão contra ativistas, mulheres e críticos do regime.

O Governo não forneceu detalhes sobre os planos de sucessão, mas a reunião desta segunda-feira já foi presidida pelo possível substituto de Raïssi, o atual primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber.

Mokhber, de 68 anos, está no cargo desde 2021 e anteriormente liderou o poderoso conglomerado “Execução da Ordem do Imã Khomeini”. Por estas funções é alvo de sanções pelos Estados Unidos desde 2021.

O Governo irá realizar ainda esta segunda-feira uma “reunião de emergência”, disse a agência de notícias oficial iraniana Irna, sem revelar detalhes sobre a agenda do encontro.

A Bolsa de Valores de Teerão esteve encerrada devido à morte de Raïssi, disse um membro do conselho de administração da bolsa, Reza Eyvazlou, citado pela agência de notícias iraniana Mehr.

(Notícia atualizada às 7h59 com confirmação oficial da morte do Presidente iraniano)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ebrahim Raïssi, Presidente do Irão, morre em queda de helicóptero

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião