Media

Identificar fake news? Alunos do IADE vão desenvolver aplicação para ajudar

Rafael Ascensão,

A aplicação, resultado final do projeto que pretende ajudar tanto os jornalistas como o público em geral, será disponibilizada de forma gratuita.

A Fact Checking framework for newsmedia” é o nome do projeto que o IADE se encontra a implementar com o objetivo de facilitar o processo de identificação de notícias falsas. A aplicação a ser desenvolvida pelos estudantes no âmbito do projeto tem por objetivo ajudar jornalistas mas não só.

Esta iniciativa, desenvolvida em parceria com o Diário de Notícias, resulta da atribuição de uma bolsa por parte da Embaixada dos Estados Unidos (EUA) em Lisboa. Tendo por base tecnologia da Google e assentando na ideia de verificação por comparação, a aplicação permitirá que qualquer pessoa que utilize o site confirme a veracidade de qualquer informação.

A aplicação pretende assim facilitar o trabalho tanto dos jornalistas como do público em geral na identificação do grau de veracidade das informações disponíveis, visando minimizar a proliferação de fake news.

“Estamos gratos pelo financiamento da Embaixada dos EUA, que tem um valor educativo para os nossos estudantes e um valor prático para a nossa democracia. A disseminação de informações enganosas é prejudicial para a sociedade e para a democracia, por isso é importante unir esforços com um órgão de comunicação social credível como o Diário de Notícias e utilizar a tecnologia da Google para criar uma aplicação que ajude a verificar a veracidade das notícias, proporcionando, assim, uma contribuição valiosa”, diz Carlos Rosa, diretor do IADE, citado em comunicado.

O projeto será desenvolvido pelos estudantes da licenciatura em Creative Tecnologies, nas unidades curriculares de “web app project”, “databases” e “web programming”, dentro do âmbito do modelo académico da Universidade Europeia, “no qual os alunos têm uma aprendizagem experiencial e ativa, através da resolução de problemas em contexto real”, refere-se em nota de imprensa.

O projeto começou a ser implementado em outubro e decorre até fevereiro, sendo os resultados depois testados pelo diário da Global Media. A aplicação, resultado final do projeto, será disponibilizada de forma gratuita tanto no site do IADE como no título.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.