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Portugal conquista três ouros, 13 pratas e oito bronzes nos prémios ADCE

Rafael Ascensão,

Dentsu Creative, This is Pacifica, Graficalismo, Judas, Havas, José Mendes, Deadinbeirute, Solid Dogma, Walt Disney Company + Stream and Tough Guy e Uzina conquistaram os troféus para Portugal.

Portugal conquistou três ouros, 13 pratas e oito bronzes nos prémios Art Director’s Club of Europe (ADCE). Os trabalhos premiados foram submetidos pela Dentsu Creative, This is Pacifica, Graficalismo Design Studio, Judas, Havas, José Mendes, Deadinbeirute, Solid Dogma, The Walt Disney Company Portugal (in-house) + Stream and Tough Guy e Uzina. O Escritório, Leo Burnett, 78 e Yucca Studio integraram ainda a shortlist, com 10 casos 10 finalistas.

O destaque português na edição deste ano recai sobre a Dentsu Creative, com o trabalho “The Forgotten Team” produzido para a Meo, que conquistou um ouro (na categoria Live Stunts Brand Activation), três pratas (nas categorias “Outdoor including poster and billboard” e “Any Other”) e um bronze na categoria “PR/Events”.

Com este projeto, a Dentsu Creative venceu ainda o Prémio Especial European Star-Johannes Newrkla, distinção criada em 2019 e que “homenageia a melhor ideia tendo por base valores como a diversidade e a inclusão, a liberdade, a justiça e a promoção da paz”, explica o Clube da Criatividade Portugal.

Este trabalho lançado antes do Mundial do Qatar e que pretendeu alertar para a violação dos Direitos Humanos na preparação da prova também ganhou dois leões no Festival de Criatividade de Cannes.

A Dentsu Creative conquistou ainda um bronze na categoria “Illustration”, com o projeto “The Unimaginable Return“, produzido para o Jardim Sonoro.

Os restantes prémios conquistados por Portugal distribuem-se assim por projetos da This is Pacifica (um ouro), Graficalismo Design Studio (um ouro e dois bronzes), Judas (três pratas), Havas (uma prata), José Mendes (uma prata), Deadinbeirute (duas pratas), Solid Dogma (uma prata e um bronze), The Walt Disney Company Portugal (in-house) + Stream and Tough Guy (uma prata e três bronzes) e Uzina (uma prata e um bronze).

Premiados Portugueses:

3 Ouros

  • [Brick] Book“, produzido pela This is Pacifica para a Primosfera na categoria “Editorial Design”
  • Mister Cimba Presents: The Nightmare of Counterfeiting with Bruno Aleixo“, produzido pelo Graficalismo Design Studio para a Mister Cimba na categoria “Motion Graphics”
  • The Forgotten Team“, produzido pela Dentsu Creative para a MEO na categoria “Live Stunts Brand Activation”

13 Pratas

  • On-hold Books“, produzido pela Judas para a Fnac na categoria “Radio Commercials”
  • Heavy Silence , produzid pela Havas para a APSI na categoria “Film & Audio for non-profit / public service / NGO”
  • The Forgotten Team“, produzido pela Dentsu Creative para a Meo na categoria “Outdoor (Including poster and billboard)”
  • “Anfíbio”, produzido pela Judas para o Anfíbio na categoria “Craft-Ilustration”
  • For You, Portugal, I Swear!“, produzido por José Mendes para o Divergente na categoria “Interactive Design”
  • The Forgotten Team“, produzido pela Dentsu Creative para a Meo na categoria “Any Other”
  • “Tempo”, produzido pela Deadinbeirute para a Plateia D´Ilusões na categoria “Graphic Communication”
  • “Tempo”, produzido pela Deadinbeirute para a Plateia D´Ilusões na categoria “Logotype”
  • Ctrl Space“, produzido pela Judas para a Control Space na categoria “Logotype”
  • The Unimaginable Return“, produzido pela Dentsu Creative para o Jardim Sonoro na categoria “Illustration”
  • Festival Iminente“, produzido pela Solid Dogma para o Festival Iminente na categoria “Typography”
  • ABCLGBTQIA+“, produzido pela The Walt Disney Company Portugal (in-house) + Stream and Tough Guy para a FOX Life + ILGA na categoria “Integrated Campaigns for commercial brands”
  • Design is For Everyone“, produzido pela Uzina para o Ikea na categoria “Best use of Data”

8 Bronzes

  • ABCLGBTQIA+“, produzido pela The Walt Disney Company Portugal (in-house) + Stream and Tough Guy para a FOX Life + ILGA na categoria “Outdoor (Including poster and billboard)”
  • ABCLGBTQIA+“, produzido pela The Walt Disney Company Portugal (in-house) + Stream and Tough Guy para a FOX Life + ILGA na categoria “Social Media Campaigns”
  • ABCLGBTQIA+“, produzido pela The Walt Disney Company Portugal (in-house) + Stream and Tough Guy para a FOX Life + ILGA na categoria “Any Other”
  • Festival Iminente“, produzido pela Solid Dogma para o Festival Iminente na categoria “Graphic Communication”
  • Bloco Bar“, produzido pela Graficalismo Design Studio para o Bloco na categoria “Corporate Brand Identity”
  • Ciclopes – Bike Riders Smash Hills“, produzido pela Graficalismo Design Studio para a Ciclopes na categoria “Photography”
  • The Forgotten Team“, produzido pela Dentsu Creative para a Meo na categoria “Brand Experience – PR / Events”
  • Design is For Everyone“, produzido pela Uzina para o Ikea na categoria “Integrated Campaigns for commercial brands”

Os países que lideram a lista de vencedores são a Alemanha com 95 inscrições vencedoras (das quais 29 são shortlist), o Reino Unido com 46 (entre elas, seis shortlist), Áustria com 42 (das quais 20 são shortlist), Portugal com 35 (entre elas, 10 shortlist) e Espanha com 33 (dos quais 10 são shortlist).

No total foram atribuídos 424 prémios, entre um Grand Prix, um Prémio European Star-Johannes Newrkla, um Prémio Genius Loci, um Prémio Equal Star, 43 Ouros, 88 Pratas, 130 Bronzes e 159 shortlist.

O Grand Prix ADCE foi atribuído à campanha “No Grey” da Leo Burnett (Itália) para a Stellantis – Fiat. Já o prémio Genius Loci foi conquistado por “Bottega for Bottegas” da LePub Itália para a marca Bottega Veneta e o prémio especial Equal Star foi atribuído àThe Vulva Spaceship” da Innocean Berlin para a Wer Braucht Feminismus?.

Os prémios dos ADCE, cuja edição este ano contou com um total de 963 inscrições de 28 países, foram conquistados entre as categorias “Film & Audio”, “Print & Outdoor”, “Interactive & Mobile”, “Design”, “Brand Experience” e “Integrated & Innovation”.

O Festival do Art Directors Club of Europe (ADCE) visa celebrar o que há de melhor na criatividade europeia e reunir uma variedade de profissionais de diversas áreas que pretendem cultivar mudanças e inovação através da criatividade, servindo o festival como um espaço para a comunidade criativa da Europa se reunir, inspirar e promover a troca de experiências.

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