Media

Sindicato lança pré-aviso de greve de 1h para todos os jornalistas

Salomé Pinto,

Associando-se à paralisação geral de 24 horas que os trabalhadores do JN, DN, Jogo e TSF marcaram para 10 de janeiro, o sindicato convocou uma paragem entre as 14h e as 15h para todos os jornalistas.

O Sindicato dos jornalistas convocou uma greve entre as 14h e 15h de 10 de janeiro para todos os jornalistas do País, num gesto de solidariedade para com os trabalhadores do JN, DN, Jogo e TSF, do grupo Global Media (GMG), que, no mesmo dia, cumprem uma paralisação de 24 horas, segundo o pré-aviso publicado esta segunda-feira no site do sindicato.

“O presente pré-aviso abrange todos os jornalistas, independentemente do órgão de comunicação social para o qual prestem serviço, no período compreendido entre as 14 horas e as 15 horas do dia 10 de janeiro de 2024, para que possam expressar a sua solidariedade para com os colegas do GMG e, também, de modo a alertar o poder político e a sociedade civil para a situação do setor”, lê-se no mesmo comunicado.

Os trabalhadores do JN, DN, TSF e Jogo decidiram, em plenário, avançar para uma greve geral no dia 10 de janeiro, depois da administração da Global Media ter anunciado que vai falhar o pagamento dos salários de dezembro, estando já em atraso o subsídio de natal.

“As redações de Jornal de Notícias, TSF, O Jogo e Diário de Notícias, títulos do Global Media Group, aprovaram, unanimemente, a realização de uma greve para o dia 10 de janeiro de 2024”, segundo um comunicado conjunto a que o ECO teve acesso.

Respondendo a esta decisão, o Sindicato dos Jornalistas emitiu um pré-aviso de greve geral das 00h às 24h do dia 10 de janeiro que irá “abranger todos os trabalhadores da GMG como, também, todos os trabalhadores que, não tendo um vínculo contratual diretamente celebrado com o Grupo, aí prestem serviço ou se encontrem cedidos a terceiros”.

A estrutura sindical esclarece que o pré-aviso “abrange os trabalhadores cujo horário de trabalho se inicie no dia 9 de janeiro de 2024 e se prolongue para lá das 00h do dia 10 de janeiro de 2024” assim como “os trabalhadores cujo horário de trabalho se inicia no dia 10 de janeiro de 2024 e termina após as 24h do dia 10 de janeiro de 2024”.

“Durante a greve, serão observados os serviços necessários à segurança e manutenção do equipamento e das instalações, nos moldes usualmente assegurados pelos trabalhadores não aderentes ou, subsidiariamente pelos delegados e dirigentes sindicais, e a exemplo do que sucede durante os períodos de encerramento diário e/ou semanal”, segundo o comunicado do Sindicato dos Jornalistas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.