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Grupo de empresários do Norte formaliza intenção de compra do JN e O Jogo

Carla Borges Ferreira, António Costa,

A proposta de intenção, à qual o ECO/+M teve acesso, dirige-se a Marco Galinha, Kevin Ho e José Pedro Soeiro, que em conjunto detêm 74,45% do Global Media Group.

Um grupo de empresários liderado por Diogo Freitas, da Officetotal Food Brands, de Ponte de Lima, apresentou esta sexta-feira uma proposta para a compra do Jornal de Notícias, O Jogo, Revistas JN História, Notícias Magazine, Evasões e Volta ao Mundo.

A proposta de intenção, à qual o ECO/+M teve acesso, dirige-se a Marco Galinha, Kevin Ho e José Pedro Soeiro que, em conjunto, detêm 74,45% do Global Media Group. Ou seja, o objetivo é ficar com as participações não detidas pelo World Opportunity Fund.

A proposta de intenções propõe a compra das marcas Jornal de Notícias, O Jogo, Revistas JN História, Notícias Magazine, Evasões e Volta ao Mundo, bem como da maioria do capital da Sociedade Notícias Direct. “Estamos também disponíveis para ser solução para a TSF, cujo valor informativo e relevância editorial entendemos ser únicos no panorama nacional“.

A compra das marcas implicaria a criação de uma nova sociedade, “para onde seriam transferidas as marcas, assim como os profissionais e seus direitos que lhes estão afetos“. Parte do capital seria cedida a uma cooperativa de jornalistas e demais trabalhadores diz a proposta que, ao que o ECO/+M apurou, conta com o apoio de mais três empresários.

Em termos de recursos humanos, a proposta estima absorver entre 200 e 250 profissionais: todos os editoriais afetos às marcas e um grupo de profissionais que se comprove que estão metade do seu tempo afetos aos títulos que pretendem comprar. A manutenção da antiguidade seria assegurada, garante a proposta.

A nova sociedade, que pretendem ser detida na maioria ou totalidade por este conjunto de quatro empresários, teria uma “pequena equipa executiva, focada nas funções financeiras, jurídica, tecnológica, recursos humanos e comercial” e é proposto desenhar um modelo “que mantenha e reforce as atividades de promoção comercial de todas as marcas do grupo, bem como a partilha de conteúdos”.

O grupo encabeçado por Diogo Freitas propõe, caso os acionistas aceitem estes princípios, a assinatura de um memorando de entendimentos nos próximos cinco dias úteis, a realização de uma due diligence durante quatro semanas após o memorando de entendimento e a concretização da operação no prazo máximo de seis semanas.

Diogo Freitas é desde 2008 diretor comercial da OfficeTotal, empresa fundada nesse ano pela sua família. Em 2015, o gestor “convenceu o pai” a comprar a linha de produção das bolachas Belgas, nascendo então a marca Saborosa. Hoje a empresa conta com 59 trabalhadores e cresceu 8,2 vezes a faturação, enquadra na proposta enviada aos acionistas da Global Media.

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