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Como as marcas aproveitaram o anúncio sensação da Ikea num verdadeiro “real-time marketing”

Rafael Ascensão,

De uma forma transversal a vários setores, e entre marcas maiores ou mais pequenas, foram dezenas as que aproveitaram o anúncio da Ikea para comunicar nas redes sociais.

O outdoor da Ikea que promovia uma estante “Boa para guardar livros. Ou 75.800€” – o montante em dinheiro apreendido ao chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária – fez furor entre os internautas nas redes sociais esta quarta-feira. Depois da sua divulgação, muitas outras marcas aproveitaram a “boleia” e partilharam conteúdos em resposta à campanha assinada pela Uzina, num verdadeiro exemplo de real-time marketing.

De marcas maiores a outras mais pequenas ou menos reconhecidas no mercado, muitas foram as que aproveitaram o anúncio da Ikea. E isto entre os mais variados setores, desde marcas da concorrência a brinquedos, passando por bebidas, do ramo alimentar ou de limpeza.

As marcas aproveitaram tão rapidamente o momento que até se entrou num movimento em que publicavam conteúdos a responderem umas às outras, num efeito bola de neve. Por exemplo, a Staples publicou a responder à Ikea, tendo depois a Mattreness respondido às duas. Mais tarde a Talhos Casal aproveitou a boleia e publicou um post a responder às três.

Outra marca de mobiliário, a Moviflor, também aproveitou o tema tendência do momento para promover um desconto num roupeiro.

Mas também os clubes de futebol se deixaram influenciar pela trend do momento, como aconteceu no caso do Paços de Ferreira que aproveitou para comunicar um reforço de inverno.

Também outras entidades, como o Portal da Queixa ou a Uniarea publicaram conteúdos aludindo ao tema.

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