Ideias +M

Centros comerciais da Sonae Sierra querem dar palco a artistas através do Openstage

Rafael Ascensão,

O Openstage, trazido agora para quatro centros comerciais portugueses pela Sonae Sierra, pretende democratizar a cultura. O +M falou sobre o projeto com a diretora de marketing, Joana Moura e Castro.

Reforçando a aposta na cultura, a Sonae Sierra vai implementar o projeto Openstage em quatro dos centros comerciais que estão sob a sua gestão em Portugal. O Openstage, que nasceu enquanto startup italiana e que chega assim pela primeira vez a Portugal, é um palco tecnológico que funciona de forma autónoma e que permite aos artistas mostrar o seu trabalho. O projeto arranca esta sexta-feira, no NorteShopping (Matosinhos) e prolonga-se até outubro.

Joana Moura e Castro, diretora de marketing da Sonae Sierra em Portugal e Espanha, explica ao +M que a iniciativa vem reforçar aquele que é “um dos principais valores da marca”, que passa por apoiar a cultura.

Além disso, a diretora de marketing identifica também como objetivos a promoção da inovação no país, a apresentação de experiências diferenciadoras – desenvolvida nos centros comerciais Sonae Sierra desde 2022 sob a chancela “Experimente Mais” – e o apoio a artistas e entidades culturais.

Joana Moura e Castro explica ainda que se pretendeu colocar a dimensão do grupo, sobretudo em termos de visitantes, ao serviço da cultura para democratizar o acesso à mesma, procurando garantir-se uma oferta cultural que “permita que todos — sem exceção — tenham contacto com o mundo artístico, sem que seja estritamente necessário ir a um museu ou uma galeria para o conseguir”.

Joana Moura e Castro, diretora de marketing da Sonae Sierra em Portugal e Espanha.

O Openstage será comunicado pela Sonae Sierra sob o claimFaz plug aqui. O palco é todo teu‘, através das plataformas dos centros comerciais, como os seus meios digitais (site e redes sociais) e as suas próprias instalações indoor, através de mupis.

Queremos chegar aos nossos clientes de forma muito eficaz e tornar cada espaço no verdadeiro emissor desta mensagem. Além disso, está em implementação uma estratégia de assessoria de imprensa”, diz Joana Moura e Castro.

Sobre o apoio à cultura enquanto forma de comunicação e de marketing, a responsável da Sonae Sierra refere que “para um centro comercial, a cultura pode não ser a estratégia de comunicação e marketing mais fácil ou óbvia, mas cultura é poder e conhecimento, e queremos fazer parte disso, através da nossa experiência — é um dos nossos compromissos de responsabilidade social e pretendemos continuar a persegui-lo“.

Para nós, o retorno deste investimento é medido não só pela maior proximidade com as regiões nas quais estamos inseridos, através do elogio às tradições e pela voz dada aos artistas emergentes locais, como também pela forma como as entidades culturais e artísticas nos vêem como parceiros e como palcos para os seus trabalhos

Joana Moura e Castro

Diretora de marketing da Sonae Sierra em Portugal e Espanha

“Para nós, o retorno deste investimento é medido não só pela maior proximidade com as regiões nas quais estamos inseridos, através do elogio às tradições e pela voz dada aos artistas emergentes locais, como também pela forma como as entidades culturais e artísticas nos vêem como parceiros e como palcos para os seus trabalhos”, afirma.

Tendo em conta que a iniciativa vai perdurar no tempo, num formato “roadshow”, cada centro comercial “vai também recorrer a canais out-of-home, consoante as suas estratégias de media-mix”, acrescenta.

Chegando agora a Portugal, o Openstage – que o começou por ser implementado pela Sonae Sierra num dos centros comerciais por si geridos em Itália – “combina um totem tecnológico autónomo, equipado com sistema de áudio, mixer e sensores inteligentes, ao qual os artistas e entusiastas podem conectar os seus equipamentos – sejam eles microfones ou instrumentos“, explica Joana Moura e Castro.

“Portanto, falamos de um processo bastante simples, através da aplicação do Openstage, que permite fazer a reserva do palco e desbloquear as suas funcionalidades para fazer uma atuação para o público que está no centro comercial, de forma autónoma“, acrescenta.

A iniciativa vai passar por quatro centros comerciais entre fevereiro e outubro, começando pelo NorteShopping (Matosinhos), em fevereiro e março, e pelo MadeiraShopping (Funchal) entre abril e o início de junho. O Openstage segue depois, ainda em junho, para o Centro Vasco da Gama (Lisboa) partindo depois em setembro para o AlgarveShopping, onde fica até outubro.

Tendo em conta que esta é uma “experiência pioneira” no país e que a plataforma dispõe de uma gestão autónoma, a responsável da Sonae Sierra diz que, nesta fase, não é possível fazer uma previsão de quantos artistas vão atuar no âmbito desta iniciativa, mas adianta que os centros comerciais em causa “vão estar a praticar horários bastante alargados para garantir uma maior disponibilidade por parte dos interessados em usar o Openstage”. A partir desta sexta-feira, no NorteShopping, por exemplo, o palco funcionará, todos os dias, entre as 15h00 e as 21h00.

A utilização do palco por parte dos interessados é simples e gratuita, com a gestão a ser feita autonomamente pelo próprio artista através da app do Openstage. Após a criação de um perfil e aprovação prévia por parte da equipa Openstage, o artista tem acesso à agenda disponível para marcar a sua atuação. No dia e hora escolhidos, basta desbloquear o totem tecnológico, ligar os equipamentos e começar a atuação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.