Media

DN precisa de “plano de revitalização” e “não aceitará emagrecimento”

Lusa,

"Os trabalhadores do Diário de Notícias recusam ser sujeitos passivos do indispensável processo de revitalização futura do jornal", afirmam, garantindo que não aceitam um "emagrecimento".

Os trabalhadores do Diário de Notícias (DN) consideram “imperativo” que a nova administração saiba que “não aceitará emagrecimento” da redação, exigem a retoma das negociações com o Sindicato dos Jornalistas e pedem um plano de revitalização.

Estas são as conclusões do plenário de quinta-feira do título do grupo Global Media (GMG), a que a Lusa teve acesso.

A redação “decidiu delegar nas delegadas sindicais, no Conselho de Redação [CR] e na direção do jornal (se assim o entender) a função de interlocutores junto da nova administração da GMG no sentido de ouvir e ser ouvida sobre o futuro do DN“, lê-se no comunicado.

Os trabalhadores do Diário de Notícias recusam ser sujeitos passivos do indispensável processo de revitalização futura do jornal” e isto “implica disponibilidade para considerar um papel interventivo nas decisões com impacto na redação, junto da administração”.

É referido que o reforço da redação do DN, que foi iniciado com a entrada em funções da atual direção, “não é algo que se possa considerar concluído”, mas “longe disso”. A atual redação “é ainda manifestamente insuficiente para as exigências de um jornal diário com a qualidade que se pretende que o DN tenha” e o título precisa de “um plano de revitalização com medidas a curto, média e longo prazo, que seja discutido entre todos, a todos os níveis, na redação – e apresentado depois à administração“.

O plano deverá ser construído “tendo um horizonte e, no mínimo, cinco anos“, lê-se no documento.

Apesar da redação entender os tempos de incerteza que a Global Media atravessa, defende que a “estabilidade, incluindo editorial, só será conseguida, com garantias de um futuro“, pelo que “por isso mesmo é imperativo que a nova administração saiba que a redação não aceitará emagrecimento” e “exigirá a retoma das negociações com o Sindicato de Jornalista para aplicação do Contrato Coletivo de Trabalho, que conferirá justiça salarial”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.