Media

Le Monde e dona do El País celebram parceria com a OpenAI

Rafael Ascensão,

Os utilizadores do ChatGPT vão poder interagir com conteúdos destes meios através de "resumos selecionados" que contam com a atribuição da fonte e com links para os artigos originais.

No final do ano passado anunciava-se que o The New York Times avançava com um processo contra a Microsoft e a OpenAI, por violação de direitos de autor. Agora, outros meios, como o francês Le Monde e o grupo espanhol Prisa Media, optam por firmar uma parceria com a criadora e proprietária do ChatGPT.

O objetivo passa por “permitir que os utilizadores do ChatGPT se conectem com notícias de novas formas que são interativas e esclarecedoras“, refere o chief operating officer (COO) da OpenAI, Brad Lightcap, citado em comunicado. Segundo o mesmo, a OpenAI está empenhada “em apoiar o jornalismo através da aplicação de novas tecnologias de IA e do aumento de oportunidades para os criadores de conteúdo“.

Esta parceria permite assim ao ChatGPT incluir conteúdos noticiosos nos idiomas francês e espanhol, pelo que nos próximos meses os utilizadores desta ferramenta de IA vão poder interagir com conteúdos destes meios através de “resumos selecionados” que contam com a atribuição da fonte e com links para os artigos originais, permitindo o acesso a informações adicionais ou a artigos relacionados nos respetivos sites de notícias, explica-se no mesmo comunicado.

Por outro lado, esta colaboração permite ao Le Monde expandir o seu alcance e manter o seu compromisso de fornecer histórias e notícias fiáveis e verificadas “em grande escala” a um público “mais amplo e diversificado”, segundo Louis Dreyfus, CEO do jornal.

Num artigo publicado no meio francês, assinado por Dreyfus e por Jérôme Fenoglio, diretor do jornal, refere-se que este “acordo plurianual“, o “primeiro entre uma organização de media francesa e um grande player de IA, vai permitir à OpenAI aproveitar os conteúdos do jornal para estabelecer e aumentar a fiabilidade das respostas da sua ferramenta ChatGPT, em troca de uma fonte significativa de receita adicional“.

No texto adianta-se ainda que as fotografias publicadas no jornal e os conteúdos fornecidos por agências de notícias não estão incluídos no acordo, e que este é “um primeiro passo” para a proteção do trabalho e direitos dos jornais numa altura “em que estamos ainda no início da revolução da IA”.

Já por parte do grupo Prisa Media (dono de meios como o El País ou Cinco Días), o seu chairman e CEO Carlos Nuñez parece corroborar estas ideias, ao considerar que uma união de esforços com a OpenAI abre “novos caminhos” para um envolvimento com o público.

“Aproveitar os recursos do ChatGPT permite-nos apresentar o nosso jornalismo aprofundado e de qualidade de maneiras inovadoras, chegando a pessoas que procuram conteúdos confiáveis e independentes. Este é um passo importante em direção ao futuro das notícias, onde a tecnologia e a experiência humana se fundem de forma a enriquecer a experiência do leitor”, acrescenta, citado em comunicado.

Recorde-se que o The New York Times avançou no final do ano passado com um processo contra a Microsoft e a OpenAI por violação de direitos de autor, naquela que foi a primeira ação legal iniciada por um dos grandes meios de comunicação social norte-americanos contra as donas de plataformas de inteligência artificial.

A empresa de notícias norte-americana argumenta que “milhões” dos seus conteúdos e artigos publicados foram e estão a ser usados sem a sua permissão para “alimentar” as plataformas de inteligência artificial destas empresas tecnológicas, de forma a torná-las mais completas, fiáveis e inteligentes, refere o The New York Times (NYT).

Já no início deste ano soube-se que a OpenAI se encontrava a negociar com alguns meios de comunicação o uso do conteúdo dos seus artigos para “alimentar” e treinar a sua plataforma de inteligência artificial, mediante o pagamento anual de entre um e cinco milhões de dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.