Media

Presidente honorário do El País destituído por violação de contrato

Rafael Ascensão,

Em maio de 2018, o jornalista deixou de desempenhar cargos executivos no grupo de media espanhol e foi nomeado presidente honorário do El País.

O conselho de administração da Prisa Media decidiu avançar com a destituição de Juan Luis Cebrián de presidente honorário do El País, por entender que houve uma violação de contrato.

Segundo avança o próprio jornal espanhol, a decisão foi tomada depois de se saber que Juan Luis Cebrián ia colaborar com outro meio de comunicação, o que constitui uma violação dos termos do contrato de colaboração em vigor, que previa uma relação de exclusividade.

Recentemente soube-se que Cebrián se tinha juntado à lista de colaboradores do The Objective, jornal generalista online espanhol, para realizar uma série de entrevistas em vídeo com personalidades da vida política, social e cultural. Está previsto que a primeira desta série de entrevistas mensais seja lançada no próximo domingo, dia 7 de abril.

O jornalista não terá pedido a autorização – necessária segundo o contrato – para colaborar com outro meio de comunicação, pelo que o conselho de administração da Prisa Media, que reuniu na manhã desta quinta-feira, decidiu por unanimidade avançar com a sua destituição.

Atualmente com 79 anos, Juan Luis Cebrián dirigiu aquele que é um dos principais jornais espanhóis desde a sua criação em 1976, até novembro de 1988, altura em que foi nomeado CEO do jornal e da Prisa. Em maio de 2018, o jornalista deixou de desempenhar cargos executivos no grupo de media espanhol e foi nomeado presidente honorário do El País.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.