Ideias +M

Festival Tribeca chega a Lisboa com Robert De Niro como anfitrião

+ M,

A programação do festival é desenvolvida em parceria com a SIC/OPTO e com o produtor executivo português Tony Gonçalves. Robert De Niro e Jane Rosenthal são os anfitriões do evento.

O festival norte-americano de cinema Tribeca vai chegar a Lisboa. Será de 17 a 19 de outubro e o ator Robert De Niro e a produtora Jane Rosenthal são os anfitriões do evento.

A sua vinda a Lisboa resulta de uma parceria entre a Tribeca Enterprises, a SIC, a OPTO e a Câmara Municipal de Lisboa.

Apresentado por De Niro e Rosenthal, o Festival Tribeca Lisboa vai contar com uma noite de abertura seguida de um evento de dois dias no Beato Innovation District, local que servirá como palco principal do evento. Entre os oradores principais constam, para já, a cineasta Patty Jenkins, a atriz Whoopi Goldberg e o ator Griffin Dunne.

A programação está a cargo de Cara Cusumano, vice-presidente sénior de programação e diretora do Festival Tribeca, em parceria com a SIC/OPTO e do produtor executivo português Tony Gonçalves, antigo executivo da WarnerMedia e consultor do grupo.

Esta programação vai incluir uma “coleção com curadoria de filmes portugueses e internacionais, conversas ao vivo com talentos portugueses e internacionais, instalações imersivas e oportunidades de networking“, refere-se em nota de imprensa, onde se adianta que o alinhamento completo da programação é anunciado no verão.

Toda a equipa da SIC e da OPTO orgulha-se de trazer pela primeira vez o prestigiado Festival Tribeca para a Europa. As nossas principais plataformas vão apresentar o Tribeca Festival Lisboa com o mesmo espírito inovador com que foram criadas”, afirma Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, citado em comunicado.

Já Carlos Moedas, líder da autarquia lisboeta, refere que o Tribeca “enquadra-se na nossa política cultural para a cidade, em que criamos ligações com os bairros, com as ruas, com as pessoas. A cultura não é só feita pelos grandes artistas e pelos grandes eventos. É algo que vem das pessoas. Esse é o espírito do Tribeca”.

“Na sua essência, o Tribeca tem como objetivo elevar uma comunidade de artistas – quer essa comunidade se encontre a sul da 14th Street, em Manhattan, ou do outro lado do Oceano Atlântico, em Lisboa”, diz por sua vez Robert De Niro, cofundador da Tribeca Enterprises.

Já Rosenthal, co-fundadora e CEO da Tribeca Enterprises, refere que “é uma honra entrar nesta parceria com a Impresa, no próximo outono, para defender os grandes cineastas, artistas e criadores que saem de Lisboa nesta altura”.

O Festival de Cinema de Tribeca foi fundado em 2002 por Jane Rosenthal, Robert De Niro e Craig Hatkoff em homenagem às vítimas do atentado de 11 de setembro. Nascido enquanto festival de cinema, tem vindo a alargar a sua abrangência para outras expressões culturais como música, televisão, gaming ou podcasts.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.