Porto de Setúbal eletrifica acessos ferroviários aos terminais com investimento de 17,5 milhões

Concurso público já foi lançado e o prazo para apresentação de propostas decorre até 1 de julho. Projeto vai permitir aumentar o volume de mercadorias transportadas por comboio.

O concurso público para a eletrificação do last mile ferroviário, de acesso aos terminais portuários do Porto de Setúbal, já foi lançado e prevê um investimento de 17,5 milhões de euros. Obra vai permitir reduzir os constrangimentos existentes na ligação dos terminais à rede ferroviária nacional.

A obra vai eletrificar os ramais e canais de acesso aos terminais, facilitando a etapa final do transporte (last mile) e a reformulação do layout ferroviário para permitir manobras entre o porto e o complexo de mercadorias de Praias do Sado. O prazo para apresentação de propostas decorre até 1 de julho e o período previsto para a realização dos trabalhos é de 420 dias, de acordo com um comunicado do Porto de Setúbal.

A empreitada “faz parte do Projeto Rail2Green, que está a ser desenvolvido pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), em conjunto com a Infraestruturas de Portugal (IP), e abrange um conjunto de intervenções que vão garantir melhorias operacionais e de segurança, permitindo ainda a receção/expedição e a circulação de composições com 750 metros e o aumento do volume de mercadorias transportadas por ferrovia com origem/destino no Porto de Setúbal“, destaca ainda.

A eletrificação do “last mile” ferroviário vai possibilitar a melhoria das acessibilidades ferroviárias à zona central do porto, a descarbonização do interface ferroviário e o aumento da capacidade de receção de comboios.

Carlos Correia

Presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra

“O projeto tem como principal objetivo transformar o porto num hubeconómico de desenvolvimento sustentável na cidade, na região e no País. A eletrificação do “last mile” ferroviário vai possibilitar a melhoria das acessibilidades ferroviárias à zona central do porto, a descarbonização do interface ferroviário e o aumento da capacidade de receção de comboios. Iremos, também, diminuir os tempos da operação ferroviária e obter uma maior eficiência das condições de operação com segurança e sustentabilidade, naquele que é já o segundo porto nacional que mais comboios movimenta”, diz o presidente da APSS, Carlos Correia.

Setúbal começa a receber navios de cruzeiro

O Porto de Setúbal vai começar a receber navios cruzeiro este ano. Estão previstas quatro escalas, sendo que o primeiro navio de cruzeiros deverá atracar na Doca dos Pescadores em maio. A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) prevê que o Porto receba entre “20 escalas a 40 escalas anuais nos próximos anos”.

Há dois meses, o responsável da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, António Caracol, avançou ao ao ECO/Local Online que “em 2025 já têm sinalizadas três escalas em Setúbal”. “É um caminho que se vai fazendo ao criar as condições até porque haverá mercado e isso irá valorizar Setúbal, potenciar o desenvolvimento económico e criar emprego para a região”, afirma.

Neste momento, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra está a trabalhar num “mini terminal de cruzeiros”, mas espera “ter já no final do ano as infraestruturas e a certificação do cais para começarem a crescer a nível de cruzeiros”. O responsável adiantou que a ideia é terem uma “solução mais definitiva” e que está previsto um investimento de 600 mil euros para “dotar o Porto de infraestruturas adequadas para começarem a receber mais escalas“.

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