Comunicação

Polémica sobre mudança de logótipo salta fronteiras

Rafael Ascensão,

Apolémica sobre a decisão de mudança de logótipo por parte do novo Governo foi notícia em meios como a Reuters, o The Guardian ou O Globo.

A decisão do novo Governo de regressar ao anterior logótipo, em detrimento da imagem criada pelo Studio Eduardo Aires e adotada pelo Governo de António Costa, causou alvoroço nas redes sociais, gerou polémica, e fez correr tinta nos jornais portugueses. Mas a polémica parece ter também escalado fronteiras, sendo notícia no estrangeiro.

A discordância sobre o assunto em Portugal parece assim ter escalado de tal forma que o assunto “saltou” para a imprensa estrangeira, desde logo marcando presença na Reuters, onde se dá conta da alteração dos símbolos. “Enquanto alguns portugueses aplaudiram o regresso dos antigos símbolos nas redes sociais, outros lamentaram as prioridades trocadas do Governo numa altura de crise“, refere a agência de notícias.

À esquerda, “novo” logótipo entretanto metido na gaveta por Montenegro. À direita, antigo logótipo agora recuperado.

Já o britânico The Guardian dá ênfase ao uso da imagem enquanto “arma de arremesso” por parte da direita e às palavras do designer Eduardo Aires, que se queixou de ter recebido ameaças de morte pela sua criação.

No outro lado do Atlântico, o jornal brasileiro O Globo também destacou as ameaças de morte recebidas pelo designer, referindo que a polémica sobre as imagens nacionais são um “reflexo de polarização política crescente no país europeu”.

A norte-americana Fast Company também noticiou a troca de logótipos, referindo que a alteração “não foi bem recebida por muita gente”, onde se incluem “milhares de pessoas que assinaram uma petição online“. Esta petição conta com cerca de 7.500 assinantes.

Segundo refere este meio, “em momentos políticos tensos, o design pode servir como uma extensão tangível da ideologia”, fazendo uma analogia com outros casos semelhantes que ocorreram nos EUA.

Recorde-se que os especialistas em comunicação ouvidos logo no primeiro momento pelo +M aplaudiram a decisão do Governo de recuar na alteração ao logótipo feita durante o Governo de António Costa.

A polémica foi também aproveitada pela Ikea para comunicar e marcar pontos nas redes sociais, naquele que foi mais um exemplo de publicidade adaptada ao contexto político desenvolvida pela marca de mobiliário e decoração.

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