Pessoas +M

Facebook restringe conta do Chega durante 10 anos

+ M,

O partido de André Ventura diz que se trata de "ultraje" e uma "perseguição inqualificável", e garante que vai acionar todos os meios legais para travar a decisão.

A Meta restringiu a conta do Chega no Facebook por um período de 10 anos. “A tua conta está restringida durante 3649 dias. A atividade da tua conta desrespeitou os nossos Padrões de Comunidade. Portanto, não podes executar uma ou várias ações habituais”, escreveu a rede social de Mark Zuckerberg.

O partido de André Ventura diz que se trata de “ultraje” e uma “perseguição inqualificável”, e garante que vai acionar todos os meios legais para travar um ato que, diz, sem precedentes, avançou o Correio da Manhã.

O partido fica assim impedido de publicar imagens, vídeo ou diretos durante 10 anos. “Não vamos desistir até vencer a censura que quer tirar a liberdade de escolha aos portugueses. Não vamos desistir de Portugal e vamos mostrar aos donos do Facebook, dominados pelos interesses de esquerda, a nossa indignação!”, reagiu o partido ao fim da manhã na rede social.

De acordo com o título da Medialivre, a decisão da rede social terá a ver com a publicação de um vídeo no qual uma mulher, acompanhada de familiares, agrediu e rapou o cabelo da sua mãe para raptar duas filhas menores, que se encontravam à guarda da avó por decisão judicial. O atual companheiro da vítima foi igualmente agredido, tendo os dois recebido tratamento hospitalar.

Os envolvidos são de etnia cigana e, no vídeo publicado pelo Chega, as imagens surgem intercaladas com uma intervenção de Ventura no Parlamento, na qual afirma que “muitos dos episódios de violência em Portugal, em muito do terror que tem sido provocado às nossas populações, os portugueses sabem que um dos grandes problemas que temos é com a comunidade cigana“.

Ao Observador, fonte daquele que é o terceiro maior partido do país diz que também a conta oficial de André Ventura está com restrições desde dezembro, apenas possibilitando partilhas e não novas publicações, pelo que o líder do Chega partilhava as publicações do partido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.