Redes Sociais

Música de artistas da Universal Music regressam ao TikTok através de novo acordo

+ M, Lusa,

O TikTok volta assim a contar com as músicas dos artistas da Universal Music, uma das maiores editoras discográficas do mundo, onde se incluem nomes como Drake, Billie Eilish ou Taylor Swift.

Depois de a empresa Universal Music ter decidido retirar as suas músicas do TikTok, devido a desacordos com a rede social chinesa, as duas empresas chegaram novamente a acordo, pelo que a música distribuída pela editora discográfica vai voltar a ser disponibilizada no TikTok.

O acordo vai permitir uma melhor remuneração e novas oportunidades de promoção dos artistas do Universal Music Group (UMG), bem como maior proteção em relação aos perigos que a inteligência artificial pode apresentar ao setor musical.

“Ambas as organizações trabalharão juntas para concretizar novas oportunidades de monetização, utilizando as crescentes capacidades de e-commerce do TikTok e vão trabalhar em conjunto em campanhas de apoio aos artistas da UMG entre todos os géneros e territórios a nível global”, referem as duas entidades num comunicado conjunto.

Além disso, “o TikTok e o UMG vão trabalhar em conjunto para assegurar que o desenvolvimento da inteligência artificial na indústria da música vai proteger a criatividade humana e a economia que flui para esses artistas e letristas”, lê-se na mesma nota.

Este novo acordo surge depois de, em janeiro, a Universal ter recusado renovar o contrato com a empresa tecnológica chinesa, sediada em Xangai, acusando-a de utilizar táticas de intimidação para a forçar a aceitar um contrato “menos justo e menos valioso” do que aquele que estava em vigor.

A Universal explicou que o TikTok propôs, nas negociações do novo contrato, pagar aos artistas muito menos por reproduções e utilização das músicas do que as outras plataformas de redes sociais oferecem.

Ao mesmo tempo, afirmou que a rede social recusou tomar medidas suficientes para proteger os artistas “da proliferação” de conteúdos gerados por inteligência artificial e da violação de direitos de autor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.