Apple pede desculpa por anúncio ao iPad Pro depois de críticas
A maioria das críticas apontou que o anúncio parecia demonstrar que a tecnologia tem força para destruir a parte humana envolvida na criação criativa. O spot não vai passar em televisão.
A Apple pediu desculpa pelo seu recente anúncio de promoção do iPad Pro, depois das várias críticas que surgiram online, principalmente por parte de criativos. O anúncio mostra várias ferramentas como um piano ou uma câmara a serem esmagados para dar origem ao gadget da marca.
“A criatividade está no nosso ADN e é extremamente importante para nós desenhar produtos que capacitem criativos em todo o mundo. O nosso objetivo é sempre celebrar a infinidade de maneiras que os utilizadores usam para se expressarem e dar vida às suas ideias através do iPad. Errámos o alvo com este vídeo e lamentamos por isso“, refere Tor Myhren, vice-presidente de marketing da Apple, num comunicado citado pela Ad Age.
Segundo este meio, em virtude da polémica, a campanha da Apple não vai marcar presença no meio televisivo.
Lançado na terça-feira, o spot mostra uma compressora industrial a esmagar utensílios, principalmente analógicos – desde um piano, a câmaras, latas de tinta, uma câmara ou uma consola – que depois dão origem ao iPad Pro. Como música de fundo ouve-se “All I Ever Need Is You” (tudo o que eu preciso és tu, em português).
A maioria das críticas apontou que, embora a intenção possa ter passado por sublinhar as várias capacidades do dispositivo, o anúncio parecia demonstrar que a tecnologia tem força para destruir a parte humana envolvida na criação.
O próprio Tim Cook, CEO da empresa tecnológica, partilhou o anúncio no X (ex-Twitter), escrevendo “imaginem todas as coisas que poderá ser usado para criar”, publicação onde as críticas rapidamente se multiplicaram.
Tweet from @tim_cook
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.