Marketing

A Betano tem nova imagem. José Almeida, marketing manager, explica a estratégia

Carla Borges Ferreira,

No ano em que se associa ao Euro 2024, a patrocinadora dos três grandes tem uma nova identidade. José Almeida, marketing manager da Betano Portugal, explica a estratégia.

A Betano, plataformas de apostas desportivas presente em Portugal há cinco anos, tem uma nova imagem. O rebranding foi feito pelo londrino Nomad e pretende conferir à patrocinadora oficial do Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal um caráter mais moderno e alinhado com a linguagem das grandes marcas mundiais.

Pela primeira vez patrocinadora do Euro 2024, a marca vai expor o troféu ao Colombo, no dia 2 de junho. Durante todo o período do Europeu vai também promover um evento, na Doca da Marinha, no qual os adeptos podem assistir aos jogos. Nas camisolas dos jogadores, a estreia da nova identidade será visível no próximo jogo do Sporting.

José Almeida, marketing manager da Betano Portugal, explica a estratégia.

Estão a completar cinco anos em Portugal, data que coincide com um rebranding. Porquê este rebranding e como vai ser comunicado?

Acreditamos que esta nova identidade, trabalhada globalmente e que incorpora uma série de ativos do ponto de vista visual, torna a nossa marca mais moderna, contemporânea e a aproxima, do ponto de vista estético, da linguagem das grandes marcas mundiais, de diferentes categorias.

Vamos comunicar este novo logo já no último jogo da época do Sporting, mas, de forma mais alargada, a partir do início de junho, com a campanha do Euro 2024.

Qual a estratégia em termos de reforço de posicionamento?

O posicionamento da marca Betano, independentemente do mercado em que opera, é playful confidence. Somos, efetivamente, uma marca de entretenimento, moderna, muito segura da qualidade do produto e serviço que oferece e para todos os jogadores. Acredito que esta nova identidade vem reforçar todos estes pilares e que será também refletido na perceção que os consumidores têm da marca.

Quais serão as principais apostas da marca para este ano?

Para este ano, a principal aposta da Betano passa por continuar a ocupar o território do futebol, nomeadamente a apoiar e a desenvolver uma série de iniciativas com os principais clubes em Portugal, Futebol Clube do Porto, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal. Esta estratégia tem vindo a permitir aproximar a marca dos adeptos, algo que tem sido fundamental para estabelecer uma relação emocional com os nossos consumidores.

Nesse sentido, foi com grande entusiasmo que nos associámos a duas das principais competições de futebol internacional este ano, o UEFA Euro 2024 e a Copa América CONMEBOL 2024. Estamos certos de que serão acontecimentos marcantes para a estratégia da Betano a nível global e que traduzem na perfeição o caminho de crescimento que temos vindo a trilhar ao longo dos últimos anos.

Em paralelo, continuamos comprometidos em investir em projetos de responsabilidade social, como os “Heróis Betano”, uma iniciativa que nos tem permitido fazer uma diferença tangível na comunidade local e promover projetos e ambições desportivas junto de atletas amadores, que normalmente não têm os recursos necessários para alcançar os seus sonhos, mas que acabam por partilhar connosco aquilo que mais nos motiva diariamente no nosso trabalho, a paixão incondicional pelo desporto.

São patrocinadores do Europeu de Futebol e também da Copa América CONMEBOL. Em Portugal, como é que este primeiro patrocínio vai ser ativado?

Para além de uma série de contrapartidas de visibilidade para a marca, temos dois grandes momentos de ativação, a começar com a presença do Troféu do Euro no dia 2 de junho, que estará exposto no Centro Comercial Colombo, entre as 11h30 e as 23h, acessível a todos os fãs de futebol que queiram ver a taça ou mesmo tirar fotografias.

Um segundo momento, de grande relevância, será o evento que estamos a organizar na Doca da Marinha, em Lisboa, e que irá decorrer durante todo o período do Europeu, em que os adeptos se poderão juntar e assistir aos jogos.

Enquanto marca, como é que a Betano vai apostar na diferenciação a curto/médio prazo?

Num mercado altamente concorrencial, acredito que temos vindo a marcar a diferença e que essa diferença se tem traduzido num crescimento da marca. O nosso foco passa por melhorar a experiência de entretenimento dos nossos consumidores através de uma oferta melhorada dos nossos produtos e serviços, recorrendo sempre à inovação. A título de exemplo, lançámos este ano os primeiros jogos de casino associados a clubes de futebol, neste caso os três grandes: FC Porto, SL Benfica e Sporting CP.

Procuramos sempre adotar as melhores funcionalidades, salvaguardando as práticas de jogo responsável, que reforçamos constantemente junto dos nossos clientes. Como um dos nossos principais focos é também o impacto na comunidade, já falámos nos Heróis Betano, mas temos investido igualmente em outros projetos de responsabilidade social, como a criação da INZONE no Estádio do Dragão, focada em ajudar pessoas com dificuldades no processamento da informação sensorial.

Em 2024, continuaremos a estar ao lado dos portugueses para oferecer o melhor produto de entretenimento e estaremos atentos às suas necessidades enquanto comunidade, comprometidos em investir em iniciativas que tenham um impacto positivo.

 

 

 

 

(*Cargo retificado marketing manager em vez de diretor de marketing, a terminologia inicialmente utilizada pela marca)

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