Porto Tech Hub vai “requalificar” profissionais em tecnologias de informação

Cursos SWitCH promovidos pela Porto Tech Hub, em parceria com o Instituto Superior de Engenharia do Porto, vão dar "resposta direta à crescente procura". Santander comparticipa as propinas em 50%.

A Porto Tech Hub, o Santander e a Câmara Municipal do Porto apresentam esta quinta-feira os novos cursos de requalificação profissional em tecnologias de informação (TI): o SWitCH IoT e SWitCH Cyber. O objetivo é aumentar a empregabilidade na região.

Luís Silva, presidente da Porto Tech Hub, explica que “os novos cursos SWitCH IoT e SWitCH Cyber são uma resposta direta à crescente procura por profissionais qualificados em TI na região do Grande Porto”. Esta parceria com o Santander, a autarquia e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) permite o desenvolvimento de competências críticas e “fortalece a posição do Porto como um polo tecnológico de excelência.”

Os novos cursos são uma resposta direta à crescente procura por profissionais qualificados em tecnologias de informação na região do Grande Porto.

Luís Silva

Presidente da Porto Tech Hub

Em comunicado, o Santander realça que o objetivo “é marcar o início de uma jornada para todos os que procuram destacar-se profissionalmente no universo da tecnologia e da inovação, e dar resposta à procura existente nestas áreas na zona do Grande Porto, aumentando assim a sua empregabilidade”.

“A parceria entre o poder local, a academia e as empresas para a promoção de talento é a solução para o aumento da produtividade e diferenciação da nossa economia. É um enorme privilégio o Santander potenciar e aumentar o impacto da Porto Tech Hub”, afirma Inês Rocha de Gouveia, diretora do Santander Universidades.

Os cursos SWitCH são promovidos pela Porto Tech Hub, em parceria com o ISEP, e classificados como pós-graduação superior. O Santander comparticipa em 50% da propina dos programas, com um custo total de 2 mil euros. As candidaturas para as bolsas decorrem a partir do dia 17 de junho através do site do Santander.

Os cursos SWITCH IoT e SWITCH Cyber vão receber 60 alunos no ano letivo 2024/2025 e 120 alunos no ano letivo 2025/2026, de acordo com as previsões dos promotores da iniciativa.

O evento de apresentação vai contar com a presença do administrador executivo do Santander Portugal, Miguel Belo de Carvalho, do vereador da Câmara Municipal do Porto, Ricardo Valente, e ainda do presidente da Porto Tech Hub, Luís Silva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto Tech Hub vai “requalificar” profissionais em tecnologias de informação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião