Pampilhosa da Serra capta turismo das estrelas com Geoscope
O Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão vai permitir atrair ainda mais pessoas e dinamizar economicamente esta região do interior do país.
Numa aposta “diferenciadora” no turismo astronómico de mãos dadas com a ciência, a Câmara de Pampilhosa da Serra e a Adxtur – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto querem pôr centenas de turistas a olhar para o céu com o Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão. Esta novidade vai permitir atrair ainda mais pessoas e dinamizar economicamente esta região do interior do país.
“Estamos convictos de que há aqui uma proposta de valor económico com um potencial riquíssimo que vai atrair cada vez mais gente à aldeia. É um produto estratégico para nós e para o país“, começa por afirmar ao ECO/Local Online o vereador do Turismo e Inovação do município. Rui Simão acredita que este projeto vai colocar no mapa “as Aldeias do Xisto como destino raro no mundo para observar céu escuro“.
Este projeto “diferenciador” dá o pontapé de saída para “um novo capítulo no território das Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight“. Uma certificação atribuída pela Fundação Starlight em 2019 e renovada em 2024. Para esta distinção em muito contribuíram as “excelentes condições de visibilidade, transparência e escuridão do céu”, assim como “a prontidão e a qualidade dos serviços turísticos”, resume. Precisamente os ingredientes que dão mote a este “inovador” projeto em Fajão.
Estamos convictos de que há aqui uma proposta de valor económico com um potencial riquíssimo que vai atrair cada vez mais gente à aldeia. É um produto estratégico para nós e para o país.
Liderado pela Adxtur – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em copromoção com o município de Pampilhosa da Serra, o Geoscope – Observatório Astronómico de Fajão é um projeto que constitui a âncora da estratégia Aldeias do Xisto – Destino Turístico Starlight.
A nova atração de Pampilhosa da Serra exigiu um investimento na ordem dos 179 mil euros, comparticipado pela Linha Apoio à Sustentabilidade do Programa Valorizar, do Turismo de Portugal e pelo Programa Interreg: Projeto Globaltur – Euroace, da União Europeia.
Os visitantes têm à disposição um ponto de observação e um quiosque pedagógico, com um programa de animação com sessões de observação “viagem à luz das Estrelas”, astrofotografia e visitas guiadas.
Sob orientação científica do astrónomo José Matos, o ponto de observação é uma “dome” semiesférica, em aço, com 7,5 metros de altura e 15 metros de diâmetro, inserida na Rede Natura 2000 e na Paisagem Protegida da Serra do Aço. “Inspira-se numa ideia original de Buckminster Fuller, reinterpretada pelo designer João Nunes e desenhada pelo arquiteto José Leite”, descreve a autarquia.
Para o presidente da ADXTUR, Paulo Fernandes, “este é um projeto que fortalece ligações estratégicas, gera oportunidades económicas e sociais, desenvolve produtos turísticos exclusivos, salvaguarda o património e promove a qualidade de vida das populações”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pampilhosa da Serra capta turismo das estrelas com Geoscope
{{ noCommentsLabel }}