Lisboa reabilita três bairros municipais por 4,7 milhões de euros

Os Bairros da Avenida de Berlim, Quinta dos Ourives e Boavista vão ser alvos de uma reabilitação no âmbito do Programa Morar Melhor.

Os Bairros lisboetas da Avenida de Berlim, Quinta dos Ourives e Boavista vão ser reabilitados no âmbito do Programa de Reabilitação Morar Melhor, uma parceria entre a Gebalis e a Câmara Municipal de Lisboa. As obras representam um investimento de cerca de 4,7 milhões de euros, com impacto direto em 1.005 moradores.

Na zona norte da cidade, o Bairro da Avenida de Berlim, situado nos Olivais, receberá obras de reabilitação em seis lotes, correspondentes a 87 frações, num investimento ligeiramente acima de um milhão de euros. A intervenção deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2025.

Já o Bairro dos Ourives, no Beato, sofrerá uma reabilitação de cinco lotes o que corresponde a 104 fogos habitacionais, o que corresponde a um investimento de 1,1 milhões de euros. A empreitada deverá estar concluída também no primeiro trimestre de 2025.

Um ano após o início da intervenção no Bairro da Boavista, localizado na freguesia de Benfica, nas franjas do Parque Florestal de Monsanto, o bairro será alvo de novas operações de reabilitação. Esta nova empreitada, com conclusão prevista para o segundo trimestre de 2025 e um orçamento de 2,6 milhões de euros, incluirá 14 lotes, com impacto em 168 fogos habitacionais.

“O início de três novas empreitadas materializam, uma vez mais, o compromisso assumido pela Gebalis para com o município e, sobretudo, para com os residentes nos bairros municipais, no sentido de aumentar o conforto habitacional e melhorar a sua qualidade de vida”, afirma Fernando Angleu, presidente do conselho de administração da Gebalis. O gestor acrescenta que “as três intervenções descritas “fazem já parte de um novo leque de intervenções previstas para 2024 que Programa Morar Melhor realizará em Lisboa.”

Em comunicado, a Gebalis realça que o “Programa Morar Melhor é considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER) com intervenções de fundo em 478 edifícios, impactando 8.614 frações, e reabilitação direta de 1.545 fogos habitacionais.

As próximas empreitadas, que deverão começar durante o verão, terão lugar no Bairro Casalinho da Ajuda, Bairro Alta de Lisboa – PER 3, Bairro Alta de Lisboa – PER 4, Bairro Alto da Faia, Bairro Padre Cruz e Bairro Carlos Botelho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa reabilita três bairros municipais por 4,7 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião