Marketing

Adidas retira imagem de campanha após críticas por antissemitismo

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Em causa está o facto de Bella Hadid promover um modelo de ténis lançado originalmente nos Jogos Olímpicos de 72, onde elementos da comitiva israelita foram mortos por militantes pró-Palestina.

A Adidas retirou as imagens de uma campanha onde a modelo norte-americana Bella Hadid promovia o relançamento de um modelo de ténis, depois de acusações por antissemitismo.

A modelo tem raízes familiares na Palestina e já foi criticada pelo governo de Israel por ter, alegadamente, cantado a música “From the river to the Sea — Palestine will be free” (do rio ao mar – a Palestina será livre, numa tradução livre, em português), slogan em defesa da Palestina e contra Israel, segundo o Financial Times.

Mas o principal motivo em causa para o recuo da marca desportiva está relacionado com o facto de Bella Hadid estar a promover o relançamento do SL 72, um modelo que foi lançado originalmente nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, onde 11 elementos da comitiva israelita foram mortos na sequência de um ataque de militantes pró-Palestina.

As reações não tardaram, como foi observável desde logo, por exemplo, por publicações na rede social X (ex-Twitter) por parte da organização StopAntisemitism ou da embaixada de Israel na Alemanha.

Entretanto a Adidas pediu desculpa por “qualquer transtorno causado”, adiantando que ia rever a campanha”, cita o National Post. “Estamos cientes de que foram feitas ligações a eventos históricos trágicos – embora não exista nenhuma intenção – e pedimos desculpas por qualquer transtorno ou sofrimento causado”, disse a marca.

As imagens da campanha com Bella Hadid foram retiradas das redes sociais tendo, no entanto, sido mantidas as publicações com outros embaixadores da marca, como o jogador de futebol francês Jules Koundé, o rapper norte-americano A$AP Nast ou a modelo chinesa Sabrina Lan.

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